Secretaria da Saúde da Bahia implanta Centro de Parto Humanizado na região do Subúrbio Ferroviário | Sesab
Notícias /

Secretaria da Saúde da Bahia implanta Centro de Parto Humanizado na região do Subúrbio Ferroviário

06/08/2018 14:26

Nesta segunda-feira (06), foi entregue o Centro de Parto Humanizado do Subúrbio, em Salvador. Com o investimento superior a R$ 800 mil, a unidade vai garantir a assistência da rede materno-infantil na região, com a estimativa de realizar 100 partos por mês.

A estrutura conta com um Centro Cirúrgico e 12 leitos de atenção ao parto, distribuídos da seguinte forma: quatro leitos PPP (pré-parto, parto e puerpério), um leito de isolamento, quatro leitos de observação, dois leitos de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo) e uma sala de recuperação pós-anestésica adulto. As pacientes são atendidas de acordo com os protocolos de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR).

A estratégia visa atender às gestantes do território do Subúrbio Ferroviário e adjacências. “Esse centro vai desafogar a rede de assistência ao parto normal, procedimentos que hoje acabam indo para a rede de referência de alto risco”, explicou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Centro de Parto Humanizado

O Centro de Parto Humanizado (CPH) ou Casa de Parto Normal (CPN) são ambientes estruturados com recursos para a realização de partos normais de baixo risco, tratando este momento como um processo natural, que faz parte da vida da mulher e para o qual seu corpo está preparado. O tratamento oferecido é voltado para as necessidades e segurança da gestante e do seu bebê, incentivando, ainda, a integração familiar em volta do nascimento, bem como a amamentação e o vínculo de afeto entre mãe, pai e bebê.

Embora a casa de parto seja para as gestantes que, durante o pré-natal verificou-se que as condições da mãe e do bebê têm indicativos de um parto natural sem complicações, a equipe é capacitada para lidar com situações de emergência e, havendo necessidade, a parturiente é transferida para um hospital.

Ascom Sesab
Casa de parto / inaugura subúrbio