Sesab realiza qualificação e acolhimento para gestores e trabalhadores das Policlínicas Regionais de Saúde

18/06/2018 11:20

No período de 18 a 21/06 será realizada a qualificação para gestores e trabalhadores da Policlínica de Valença. O curso é realizado pela Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que iniciou no mês de maio visando capacitar a equipe que vai atuar nas Policlínicas.

O objetivo das qualificações é acolher e compor um corpo de gestores e trabalhadores cientes de suas funções e importância, considerando o âmbito regional do Sistema Único de Saúde (SUS), para que estes possam conduzir processos técnicos e políticos, reconhecer a educação permanente como recurso para o aperfeiçoamento necessário à organização da assistência à saúde, repercutindo na sua vinculação com o SUS.

As Policlínicas Regionais de Saúde são unidades especializadas de apoio, diagnóstico e terapêutico com serviços de consultas especializadas, em exames gráficos e de imagens, que potencializa o cuidado e atenção à saúde da população de forma humanizada. Elas oferecem um maior bem-estar aos usuários do SUS, por meio de uma equipe multiprofissional qualificada e preparada para atender as demandas da região onde está instalada.

Nesta 2ª etapa já foram qualificados, 177 trabalhadores e 219 gestores (secretários de saúde, coordenadores da atenção básica e reguladores municipais), sendo 65 trabalhadores e 81 gestores da Policlínica de Feira de Santana; 48 trabalhadores e 54 gestores de Alagoinhas e 64 trabalhadores e 84 gestores de Santo Antônio de Jesus. Ao todo foram contemplados 86 municípios consorciados nas referidas regiões de saúde. Para Valença, espera-se um público de 45 trabalhadores e 40 gestores.

Esta ação é coordenada pela Superintendência de Recursos Humanos, por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES/SUPERH) e conta com a parceria dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde, Assessoria de Planejamento e Gestão da Saúde (APG), Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA/SUPERH), Diretoria da Atenção Básica (DAB) da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS), Diretoria de Modernização Administrativa da Saúde (DMA), Companhia de Processos de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e Secretaria da Administração do Estado da Bahia, por meio da Diretoria de Gestão da Qualidade (DGQ), Da Diretoria de Desenvolvimento de Projetos e da Diretoria Operacional do SAC (DOS) da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC/SAEB).

Fonte: DGTES/SUPERH/SESAB

Fonte: Dgets/Superh