Perfil da secretária em exercício

Tereza Cristina Paim Xavier Carvalho, nascida em 25 de setembro de 1965, é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1988), com residência médica em Pediatria cursada no Hospital Santo Antonio, em Salvador. Possui título de especialista em Pediatria com Área de Atuação em Neonatologia e especialização em Gestão para o Sistema Único de Saúde (SUS). Atuando como subsecretária da Saúde da Bahia desde fevereiro de 2019, assume as atividades como Secretária em exercício da Saúde do Estado, em agosto de 2021.

Casada com o engenheiro Augusto Cesar, é mãe de dois filhos, Leonardo e Daniel. A paixão pela pediatria e pela neonatologia define a trajetória da sua carreira, tendo atuado, entre outros locais, nas Maternidades Estaduais Professor José Maria de Magalhães Netto, como médica coordenadora da neonatologia, seguida de diretora técnica, e na Albert Sabin, onde permaneceu na diretoria técnica até 2018. Possui, também, passagens pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pelo Hospital da Criança da Universidade de São Paulo (USP), como médica-visitante.

Defende que a gestão humanizada, em paralelo com o foco na melhoria da assistência por meio de profissionalismo e resolutividade, é o caminho para que a prestação dos serviços públicos de saúde gere resultados que beneficiem a população, bem maior do SUS.