Perfil do Secretário

Fábio Vilas-Boas, Secretário da Saúde do Estado da Bahia, tem 47 anos, é graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia há 24 anos, Residente e Doutorado em Cardiologia pelo InCor e pela Faculdade de Medicina da USP, além de Fellow do American College of Cardiology. Natural de Salvador, é casado com a dentista Luciana Vilas-Boas e pai de dois filhos, Letícia (19) e Gustavo (14).

Autor de diversos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, Fábio Vilas-Boas integra o American College of Cardiology e a Sociedade Europeia de Cardiologia na categoria de Fellow. Sua linha de pesquisas desenvolvida no Hospital Santa Isabel (em parceria com a Fiocruz), na área de Doença de Chagas, culminou com a primeira experiência mundial de células tronco no tratamento da Cardiopatia Chagásica, que rendeu vários prêmios nacionais e internacionais de pesquisa para a Bahia.

Com atuação também na área associativa, Vilas-Boas integrou diretorias da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e dos seus Departamentos. Foi fundador e Presidente do Grupo de Estudos em Insuficiência Cardíaca da SBC, Presidente do Departamento de Cardiologia Clínica da mesma Sociedade, Editor-chefe do Jornal da SBC e dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, do qual é membro vitalício do seu Conselho. O médico é ainda membro de conselhos editoriais de várias revistas científicas no Brasil e no exterior e conferencista reconhecido internacionalmente, com palestras proferidas em diversos países da Europa, EUA, América Latina e China. É também membro da Academia de Medicina da Bahia, onde ocupa a cadeira de número 41, que tem como patrono o médico Edgar Rêgo Santos.

Vilas-Boas começou sua carreira profissional como médico responsável pelo Serviço de Cardiologia Não-Invasiva do Hospital Aliança, em Salvador. Ao longo de duas décadas, passou pelo Hospital Espanhol, onde foi Diretor Médico, Coordenador de Cardiologia e Presidente do Centro de Ensino e Pesquisas e pelo Hospital Santa Isabel, onde estruturou a Clínica de Insuficiência Cardíaca e desenvolveu atividade assistencial voluntária com pacientes do SUS. O gestor da área de saúde da Bahia tem ampla experiência nas áreas clínica e de gestão.

Integrante da cota pessoal do governador Rui Costa, escolhido por seu perfil técnico, Vilas-Boas defende que o foco de atuação da Secretaria Estadual de Saúde deva ser na ampliação e melhoria da qualidade da assistência. Na busca de soluções que resolvam os problemas que afetam a saúde no Estado, pretende trazer sua experiência da iniciativa privada, para implantar um modelo de gestão baseado em metas e resultados, e levar eficiência à máquina administrativa. À frente da pasta que comanda desde o dia 1º de janeiro de 2015, Vilas-Boas planeja premiar a meritocracia, valorizando o servidor pelo seu desempenho e eficiência.

A escolha de um médico experiente, envolvido com o tripé fundamental da Medicina: atividade assistencial, ensino e pesquisa, indica que o Governador Rui Costa procura um viés técnico, com foco na busca de novas soluções para a Saúde. Ao escolher um Cardiologista, ele reconhece também a importância das doenças cardiovasculares como principal causa de morbidade e mortalidade da população baiana. Ao trazer para o Governo experiências de sucesso da iniciativa privada, o Chefe do Executivo Estadual sinaliza sua intenção de renovar a administração pública.

Clique aqui para acessar o Currículo Lattes do secretário.