Notícias /

SUPERH realiza encontro com os Núcleos de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde/NUGTES

26/07/2017 16:04

A Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (SUPERH) realizou, nesta terça-feira (25), mais um Encontro mensal com os Núcleos de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (NUGTES) e aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas sobre os procedimentos para o recadastramento dos servidores do estado da Bahia.

A Proposta do encontro é ampliar a discussão em torno do processo de implantação do RH Bahia. Cada unidade de saúde indicará dois técnicos, que serão qualificados para atuarem como multiplicadores local do sistema.

Organizado através da atuação integrada das diretorias: Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES); Administração de Recursos Humanos da Saúde (DARH); Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS) e Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto Magalhães Netto (EESP), o programa é uma estratégia da Política Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES), vigente desde o ano de 2012, que traz dois objetivos principais: o primeiro é levar à Gestão do Trabalho e a Educação na Saúde a centralidade no contexto da gestão estadual e do Sistema Único de Saúde (SUS) e o segundo é reconhecer e valorizar a força de trabalho responsável pela operacionalização e consolidação do SUS na Bahia.

Durante o encontro ainda foi realizada a mesa redonda: Ações e perspectivas do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador Assistencial (Siast Assistencial) e do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (Siast Sede Sesasb) e também foi apresentado o Programa de Atenção Integral à Saúde dos Trabalhadores da Sesab.

Os Siast’s são serviços que compõem o Paist, que tem como objetivo principal promover atenção integral à saúde dos trabalhadores, priorizando a promoção da saúde e prevenção relacionados ao trabalho.

Atualmente o programa conta com:

23 unidades com SIAST/Trabalhador (a) de Referência, entre elas, o Hospital Geral Menandro de Farias, Hospital Geral de Vitória da Conquista, Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa, Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental, Laboratório Central de Saúde Pública, Hospital Couto Maia, Hospital Geral de Camaçari, Hospital Geral Luiz Viana Filho, Hospital Geral, Prado Valadares, Centro de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência, Hospital Especializado Otávio Mangabeira, Hospital Regional de Guanambi, Hospital Afrânio Peixoto, prédio Sede SESAB e Escola Estadual de Saúde Pública Prof. Francisco Peixoto de Magalhães Neto, DIVAST, Unidade de Emergência de Curuzu e Central Estadual de Regulação.

13 unidades com Comissão Local de Saúde do Trabalhador implantada, sendo elas, Hospital Geral de Vitória da Conquista, DIVISA, CEPRED, Hospital Couto Maia, CEDAP, Hospital Regional de Guanambi, Hospital Geral Ernesto Simões Filho e Hospital Geral Clériston Andrade, Central Estadual de Regulação

Fonte: DGTES/SUPERH

Notícias relacionadas