Apresentação

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) é um serviço público estratégico para determinar a causa de morte e que colabora para o diagnóstico da situação de saúde do país, auxiliando na promoção de ações para esclarecer as causas de óbitos, com ou sem assistência médica, especialmente aqueles sob investigação epidemiológica. Tem ainda como atribuição a emissão da Declaração de Óbito para os óbitos com ocorrência domiciliar quando não há cobertura do serviço de saúde.

Identificação: Serviço de Verificação de Óbito de Salvador e Região Metropolitana – SVO

Gestão: Na condição de serviço do SUS, o SVO compõe a área de vigilância da saúde do Estado da Bahia ligado diretamente à Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde – SUVISA e terá a gestão compartilhada entre a SESAB e a Fundação Estatal de Saúde da Família – FESF

Objetivo: Realizar necropsia de óbitos decorrentes de causas naturais ocorridos sem assistência médica, com assistência médica sem elucidação diagnóstica ou decorrentes de doenças de interesse da saúde pública, com o objetivo de definir a  causa básica do óbito. É considerada MORTE NATURAL aquela que tem como causa a doença que iniciou a sucessão de eventos mórbidos que levou diretamente à morte.

Área de abrangência: Atenderá os municípios de Salvador e Região Metropolitana (Camaçari, Lauro de Freitas, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco  do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz).

Localização:  Prédio do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues – IMLNR, na Av. Centenário S/N – CEP: 40.100-180 – Salvador – Bahia