Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

As Emergências em Saúde Pública são situações que vêm sendo cada vez mais frequentes e demandam o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, em situações epidemiológicas (surtos e epidemias), de desastres (naturais e tecnológicos), ou de desassistência à população.

Visando aumentar a capacidade de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública no estado da Bahia, está em atuação na Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Bahia).

O CIEVS Bahia tem por objetivo identificar precocemente qualquer evento que venha se constituir risco para a saúde pública, comunicar a população sobre o perigo que se encontram e as medidas que podem tomar para se proteger, dispor de informações para formular respostas adequadas e oportunas, assim como monitorar e avaliar as intervenções implementadas potencializando a busca de maior efetividade e reduzindo os efeitos à saúde da população.

Fazem parte do CIEVS Bahia a Vigilância de Populações Expostas aos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres) e a Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH), eixos estratégicos para ampliar e fortalecer a rede estadual de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública (ESP).

Este Centro está disponível todos os dias do ano, inclusive nos finais de semana e feriados, e possui diversos canais de comunicação que estão disponíveis para notificação de doenças, agravos e eventos.

Clique aqui  para conhecer a portaria que institui o CIEVS-Bahia.

O que notificar ao CIEVS Bahia?