Jornais e Informativos

Folheto sobre a CIST – 12/12/2014: Este folheto contém informações básicas sobre o que é Controle Social, Conselhos de Saúde e Saúde do Trabalhador, Comissões dos Conselhos, sobre a própria CIST e seu funcionamento e os desafios.Folheto sobre a CIST – 12/12/2014: Este folheto contém informações básicas sobre o que é Controle Social, Conselhos de Saúde e Saúde do Trabalhador, Comissões dos Conselhos, sobre a própria CIST e seu funcionamento e os desafios. Acesse o documento.

Cartilha sobre Impactos dos agrotóxicos na saúde da população e saúde ambiental – 01/12/2014: Esta Cartilha elaborada em conjunto pela DIVAST, DIVISA e CIAVE, tem por objetivo informar à população em geral sobre os agrotóxicos, riscos à saúde humana e ao meio ambiente e formas de lidar com estes produtos no meio rural e domiciliar. Acesse o documento.

Folhetos sobre Orientações básicas para produtores e trabalhadores agrícolas – 01/12/2014: A DIVAST, DIVISA e CIAVE, elaboraram este folheto informativo para produtores e trabalhadores agrícolas, alertando quanto aos perigos do uso de agrotóxicos e cuidados necessário. Acesse o documento.

Folheto sobre Prevenção e manejo de intoxicados por agrotóxicos para profissionais de saúde – 01/12/2014: Elaborado em conjunto com a DIVAST, DIVISA e CIAVE, tem por objetivo informar aos profissionais de saúde, os cuidados necessários e as orientações básicas no modo de proceder em caso de intoxicação por agrotóxico, formas de contaminação, sintomas, primeiros socorros e ações na rede de atenção integral à saúde. Acesse o documento.

Cartaz sobre Prevenção e Manejo de Intoxicações por Agrotóxicos – 01/12/2014: Cartaz informativo elaborado em ação conjunta com a DIVAST, DIVISA e CIAVE, para os profissionais de saúde, orientando quanto ao manejo clínico dos intoxicados por agrotóxicos. Visa facilitar a atuação desses profissionais em relação ao que fazer em situação de intoxicação. Apresenta diferentes tipos de agrotóxicos, por classe, grupo químico e principais aspectos toxicológicos. Acesse o documento.

Clippagem temática on-line – 04/09/2015: Trabalho de iniciativa do Núcleo de Comunicação – Nucom ligado à Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador, a clippagem temática on-line consiste em selecionar e difundir notícias de interesse da Divast vinculadas na rede mundial de computadoresComo é feito• Monitoramento diário, seleção e cópias de notícias, através do Google, utilizando as seguintes palavras-chave: amianto, acidente de trabalho, acidente com moto, assédio moral, agrotóxico, saúde do trabalhador, urânio.

• Toda sexta-feira é organizado clipping geral e feita divulgação através do email grupal / Divast.comunica das matérias temáticas.
• No final do ano:o A clippagem é organizada por tema, impressa e montada em “cadernos”.o Acervo das clippagem é armazenado em disco rígido.o Divulgação das clippagem junto o público específico através do email grupal, público em geral da Biblioteca Joselita Flávia Sobreira e do Portal Suvisa.

Públicos:
• Secretaria Executiva do Observatório da Violência e Acidentes do Estado da Bahia
• Comissão Intersetorial de Acompanhamento do Manejo e Prevenção deImpactos à Saúde e ao Meio Ambiente Decorrentes da Exploração e Uso do Amianto e de Outros Minerais no Estado da Bahia (CIAM)
• Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador
• Dires e Cerest
• Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FBCA)
• Biblioteca do Cesat
• Servidores e estagiários da Divast
• Parceiros Institucionais

Veja abaixo a lista dos clippings:

Acidentes de Trabalho – 15/09/2014: A DIVAST/ COAST elaborou folder sobre Acidentes de Trabalho entre os trabalhadores, contendo informações sobre os diversos fatores de riscos existentes nos ambientes de trabalho e as condutas adequadas para controle e prevenção. No Brasil os acidentes do trabalho ainda aparecem com elevada frequência entre as causas de morbimortalidade. A melhor forma de prevenir esses agravos é melhorar as condições de trabalho e informar aos trabalhadores sobre os riscos aos quais poderão estar expostos nos seus ambientes de trabalho. Acesse o documento.

Doenças Relacionadas ao Trabalho – 15/09/2014: A DIVAST/ COAST elaborou folder sobre doenças relacionadas ao trabalho para divulgação entre os trabalhadores, contendo informações sobre os diversos fatores de riscos existentes nos ambientes de trabalho e as condutas adequadas para controle e prevenção. No Brasil as doenças ocupacionais ainda aparecem com elevada frequência entre as causas de morbimortalidade. A melhor forma de prevenir esses agravos é melhorar as condições de trabalho e informar aos trabalhadores sobre os riscos aos quais poderão estar expostos nos seus ambientes de trabalho. Acesse o documento.

Jornal Infoc n.º 38 – 28/09/2012: Acidentes de trabalho. É PRECISO prevenir e reduzir situações de risco. Acesse o documento.

Infoc n.º 37 – 28/09/2012: Principais Notícias: O Fortalecimento no SUS e Bahia faz recomendações à Política Nacional. Acesse o documento.