Atenção à Saúde do Trabalhador

CESAT – Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador

O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador desenvolve ações de atenção integral, promoção e proteção à saúde de todos os trabalhadores informais e/ou formais, celetistas ou autônomos, servidores públicos, domésticos ou rurais. Participa do Sistema Único de Saúde, Integrando a Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador.
– RENAST.

Tem como objetivo realizar ações de vigilância e assistência à saúde do trabalhador, produzindo tecnologias de intervenção e prevenção para os ambientes e processos de trabalho, protocolos de diagnóstico e manejo clínico, proposição de normas técnicas e legais para qualificar as ações de vigilância e assistência integral à saúde do trabalhador, visando à promoção à saúde e um ambiente de trabalho mais saudável.

O público alvo são os trabalhadores homens e mulheres, independente de sua localização, urbana ou rural, de sua forma de inserção no mercado de trabalho, de seu vínculo empregatício, público ou privado, assalariado, autônomo, avulso, temporário, cooperativado, aprendiz, estagiário, doméstico, aposentado ou desempregado. A clientela do Centro de Referência Estadual deve ser referenciada pelos CEREST, NUSAT e demais Unidades Sentinelas . Após atendimento na recepção são acolhidos no serviço. Os casos suspeitos de doença ocupacional ou com sequela de acidente de trabalho são matriculados para fins de diagnóstico médico clínico, orientação e encaminhamentos necessários .

São oferecidos os seguintes atendimentos:

  • Enfermagem
  • Fisiatria
  • Fisioterapia
  • Hematologia
  • Medicina do Trabalho
  • Nutrição
  • Otorrinolaringologia
  • Pneumologia
  • Psiquiatria
  • Serviço Social
  • Terapia Ocupacional

Equipe multiprofissional

Sanitaristas, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, biólogos, farmacêuticos, engenheiros e outros.

Ações

Apoio matricial às equipes técnicas dos Cerest e Dires no âmbito da assistência e vigilância à Saúde do Trabalhador.
Cooperação técnica para realização das ações prioritárias e projetos estratégicos em VISAT.
Apoio matricial às equipes dos Cerest e da rede de unidades especializadas para o esclarecimento diagnóstico e estabelecimento da relação das patologias com o trabalho.
Participação na organização das redes assistenciais, junto com as áreas técnicas (Atenção Básica, Saúde Mental, Urgência / Emergência) e câmaras técnicas especializadas (Oncologia, Nefrologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Ortopedia…).
Prestar subsídio técnico para a definição dos serviços que devem compor a rede de referência em ST, para atendimento especializado, diagnóstico e tratamento aos trabalhadores com agravos relacionados ao trabalho.
Cooperação técnica com as SMS para a organização da rede assistencial e de vigilância em municípios definidos como prioritários, em função de impactos ambientais e à saúde, em parceria com as demais diretorias da Sesab.
Participação em processos de educação permanente para as equipes da rede de atenção.

Download

Webconferência da rede Rute/Fiocruz, em 31/10/2019:

Apresentação de Análise da Situação de Saúde do Trabalhador (Facilitadora: Dra. Leticia Nobre – Diretora DIVAST/SESAB)