Coordenação da Gestão da Informação e Comunicação – CGIC

A Coordenação de Gestão da Informação e Comunicação tem a atribuição de gerenciar todos os processos relacionados ao faturamento dos serviços prestados pelo LACEN-BA ao Sistema Único de Saúde (SUS), subsidiando dados e informações necessários para a tomada de decisões.

Atribuições

• Gerenciar e acompanhar o processo de faturamento mensal dos serviços prestados pelo LACEN-BA ao SUS – Sistema Único de Saúde, monitorando os lançamentos dos procedimentos realizados na RELSP, utilizando sistemas oficiais de informação do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde;
• Atualizar mensalmente o Sistema de Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde – SCNES, gerenciando informações que mantém ativo o cadastro do LACEN-BA, junto ao DATASUS;
• Elaborar relatórios e planilhas mensais de faturamento dos procedimentos laboratoriais para a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB / DATASUS;
• Participar das articulações para a Programação Física Orçamentária, intermediando a comunicação interinstitucional entre o LACEN-BA e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB, nos processos referentes aos procedimentos realizados pela Unidade;
• Assessorar e/ou subsidiar as coordenações e equipe do LACEN-BA com dados e informações que propiciem a gestão do conhecimento e da informação em saúde;
• Gerenciar as informações recebidas de todas as coordenações e núcleos para manter atualizado o Canal LACEN-BA / Portal SUVISA.

Atribuições Gerais

• Identificar as necessidades e oportunidades de melhoria de processos, bem como coordenar e avaliar a elaboração e execução de estudos e projetos concernentes à modernização técnica e cientifica, em alinhamento com o planejamento estratégico da organização;
• Alimentar e manter atualizados os bancos de dados dos sistemas de informação específicos da sua área de atuação;
• Participar de pesquisas, programas e projetos pertinentes à sua área de atuação;
• Elaborar solicitação de compras e ou serviços com termo de referência, compor itens, quando necessário, encaminhar ao setor competente e monitorar a tramitação do processo;
• Monitorar indicadores pertinentes às ações desenvolvidas;
• Elaborar os relatórios de gestão e analisar as informações de forma a subsidiar o processo decisório, seja de demandas internas ou externas na sua área de competência;
• Participar das reuniões de acompanhamento e avaliação de desempenho, apresentando os resultados alcançados pela coordenação, contribuindo para a tomada de decisões;
• Elaborar e zelar pelos documentos do SGQB e garantir o cumprimento das Normas, POP e Rotinas da sua área de atribuição;
• Zelar, junto aos servidores, para manter o compromisso com a ética, a segurança e o sigilo dos dados de seus clientes;
• Controlar as movimentações e disponibilidades de bens patrimoniais alocados na coordenação;
• Manter atualizadas as informações da coordenação no canal LACEN-BA;
• Supervisionar e avaliar o desempenho dos estagiários durante a permanência na coordenação;Planejar a força de trabalho, incluindo mapeamento de necessidades, redimensionamento do quadro de pessoal, matriz de competências, ambiência física e relacional;
• Propor e/ou promover ações científicas e educativas voltadas para o aperfeiçoamento dos processos e melhoria da qualidade técnica e administrativa;
• Atender as solicitações de treinamentos das organizações parceiras;
• Implantar, acompanhar e avaliar periodicamente os controles de qualidade internos e externos dos ensaios realizados, em alinhamento com as diretrizes das normas técnicas da qualidade e de biossegurança.

Usuários:

• Coordenações e profissionais das áreas técnicas e administrativas do LACEN-BA;
• Secretaria Estadual de Saúde;
• Unidades de vigilância de âmbito federal, estadual e municipal.