Coordenação de Planejamento – COPLAN

A Coordenação de Planejamento (COPLAN) tem a função de planejar, monitorar e avaliar o desenvolvimento de atividades relacionadas ao Plano Estadual de Saúde (PES), alinhados ao Plano Plurianual (PPA) e ao Planejamento Estratégico, Tático e Operacional das Atividades Laboratoriais do LACEN-BA, em conformidade com as normas de gestão da qualidade.

Atribuições

• Assessorar a Diretoria através de ações de planejamento e gestão, de forma a possibilitar o aumento do grau de transversalidade e integração das práticas de vigilância laboratorial da unidade;
• Promover o aperfeiçoamento contínuo das metodologias, processos e instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação visando à modernização da gestão;
• Manter relações de parceria com as coordenações e demais diretorias da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA), para planejar ações de forma articulada e integrada à estratégia do sistema estadual de vigilância em saúde;
• Coordenar a elaboração e execução do Planejamento Estratégico, Tático e Operacional;
• Participar da elaboração e acompanhamento do Plano Estadual de Saúde – PES, Plano Plurianual – PPA e Orçamento Anual;
• Alinhar à estratégia da unidade a projetos e aos processos internos de trabalho;
• Monitorar e avaliar, junto às coordenações e respectivas equipes os indicadores de desempenho da estratégia;
• Elaborar relatórios orçamentários e de gestão através do processamento de dados produzidos pelas coordenações, consolidando-os, integrando-os e divulgando as informações.

Atribuições Gerais

• Identificar as necessidades e oportunidades de melhoria de processos, bem como coordenar e avaliar a elaboração e execução de estudos e projetos concernentes à modernização técnica e cientifica, em alinhamento com o planejamento estratégico da organização;
• Alimentar e manter atualizados os bancos de dados dos sistemas de informação específicos da sua área de atuação;
• Participar de pesquisas, programas e projetos pertinentes à sua área de atuação;
• Elaborar solicitação de compras e ou serviços com termo de referência, compor itens, quando necessário, encaminhar ao setor competente e monitorar a tramitação do processo;
• Monitorar indicadores pertinentes às ações desenvolvidas;
• Elaborar os relatórios de gestão e analisar as informações de forma a subsidiar o processo decisório, seja de demandas internas ou externas na sua área de competência;
• Participar das reuniões de acompanhamento e avaliação de desempenho, apresentando os resultados alcançados pela coordenação, contribuindo para a tomada de decisões;
• Elaborar e zelar pelos documentos do SGQB e garantir o cumprimento das Normas, POP e Rotinas da sua área de atribuição;
• Zelar, junto aos servidores, para manter o compromisso com a ética, a segurança e o sigilo dos dados de seus clientes;
• Controlar as movimentações e disponibilidades de bens patrimoniais alocados na coordenação;
• Manter atualizadas as informações da coordenação no canal LACEN-BA;
• Supervisionar e avaliar o desempenho dos estagiários durante a permanência na coordenação;
• Planejar a força de trabalho, incluindo mapeamento de necessidades, redimensionamento do quadro de pessoal, matriz de competências, ambiência física e relacional;
• Propor e/ou promover ações científicas e educativas voltadas para o aperfeiçoamento dos processos e melhoria da qualidade técnica e administrativa;
• Atender as solicitações de treinamentos das organizações parceiras;
• Implantar, acompanhar e avaliar periodicamente os controles de qualidade internos e externos dos ensaios realizados, em alinhamento com as diretrizes das normas técnicas da qualidade e de biossegurança.

Usuários:

• Coordenações e profissionais das áreas técnicas e administrativas do LACEN-BA;
• Diretorias da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA).