GAL Bahia

Gerenciador de Ambiente Laboratorial – GAL

O sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) foi desenvolvido pela Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), em parceria com Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e a Secretária de Vigilância em Saúde (SVS).

O GAL é um sistema informatizado desenvolvido para Laboratórios de Saúde Pública aplicado aos exames e ensaios de amostras de origem humana, animal e ambiental, com padrão nacional, e desenvolvido de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde.

Clique aqui – Acessar o GAL BAHIA

 

PRINCIPAIS FUNÇÕES:

  1. Gerenciar e acompanhar as realizações das análises laboratoriais desde a sua solicitação até emissão do laudo final;
  2. Gerar relatórios gerenciais e de produção nas Redes de Laboratórios de Saúde Pública;
  3. Gerar consultas e relatórios (específicos e epidemiológicos);
  4. Enviar resultados laboratoriais dos casos suspeitos ou confirmados para o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN);
  5. Subsidiar as tomadas de decisões pelas Vigilâncias nas esferas Nacional, Estadual e Municipal;
  6. Padronizar as informações dos laudos e pareceres técnicos.

O sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial – GAL tem como objetivo:

  • Informatizar o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública das Redes Nacionais de Laboratórios de Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde Ambiental, proporcionando o gerenciamento das rotinas, o acompanhamento das etapas para realização dos exames/ensaios e a obtenção de relatórios produção / epidemiológicos / analíticos nas redes estaduais de laboratórios de saúde pública.
  • Enviar os resultados dos exames laboratoriais de casos suspeitos ou confirmados (positivos/ negativos) das Doenças de Notificação Compulsórias (DNC) ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN.
  • Auxiliar nas tomadas de decisões epidemiológicas e gerenciais dos laboratórios de saúde.

As amostras enviadas ao LACEN/BA devem vir devidamente cadastradas no sistema GAL. A Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação do LACEN/BA responsável por gerenciar as permissões dos usuários do sistema e os exames que deverão ser cadastrados.

 

MANUAIS:

MANUAL DO USUÁRIO

Folheto – CADASTRO E ENVIO DE AMOSTRA – BIOLOGIA MÉDICA HUMANA

Guia rápido cadastramento GAL 

 

CONTATOS:
CGTI LACEN/BA: (71) 3116-5085 / 5055
E-mail: lacen.gal@saude.ba.gov.br