O Projeto – Sextou! Na Vigilância

O Projeto “Sextou! na Vigilância” é uma ideia da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde – Suvisa, que baseia-se na produção de conhecimento do cotidiano do trabalho da Vigilância em Saúde, a partir da realidade vivida pelos gestores e trabalhadores para enfrentamento dos problemas de saúde e das experiências desses atores no pensar e fazer saúde pública.

O Sextou! atende as necessidades do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde, composto pelas áreas da Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Saúde Ambiental, Laboratorial, Saúde do Trabalhador e Serviço de Verificação de Óbitos, com vistas a atualizar conhecimentos nos distintos objetos de estudo e intervenção, contribuindo com a incorporação de novas práticas e saberes.

Entende-se que a Educação Permanente em Vigilância em Saúde possibilita a qualificação profissional, a partir da articulação entre o ensino e trabalho, à luz da integração das vigilâncias e atenção básica para organização do processo de trabalho, do fortalecimento do controle social e da formulação de políticas que busquem a integralidade do cuidado. Nesse sentido, este projeto estrutura-se sob dois pilares: (i) escuta qualificada e acolhimento das demandas percebidas pelos gestores, trabalhadores da saúde e controle social; (ii) debate de temas relacionados à essas demandas, de modo a capacitar e apoiar o ente municipal na execução das ações de Vigilância em Saúde no território municipal, com foco para a proteção e promoção da saúde, prevenção das doenças e agravos, riscos e danos à saúde individual e coletiva, considerando os determinantes e condicionantes de saúde, de natureza econômica, social e ambiental.

Os encontros são feitos de forma remota, todas as sextas-feira do ano corrente, transmitidos através da plataforma Zoom e pelo canal do Youtube da Escola de Saúde Pública da Bahia – ESPBA. A definição dos temas será ancorada na demanda da Suvisa, Núcleos Regionais de Saúde (NRS), municípios, considerando o planejamento de ações que precisam da articulação com o nível local de saúde, bem como, será resultado do acolhimento das demandas que serão captadas através de formulário respondido pelos participantes e interessados. A programação mensal pretende abarcar temas correlatos às várias áreas da Vigilância em Saúde, estimulando a integração das práticas e a integralidade do cuidado em saúde.Os palestrantes serão profissionais de conhecimento notório sobre o tema proposto, trabalhadores da Superintendência e dos NRS, bem como, podem ser oriundos dos municípios, de instituições de ensino e pesquisa.

PÚBLICO ALVO
Gestores e trabalhadores da saúde, conselheiros de saúde, estudantes e demais profissionais em geral

PERÍODO
Todas as sextas, das 10 às 11h