Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais – CRIEs

Os Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs) são centros constituídos de infraestrutura e logística específicas, que têm como finalidade facilitar o acesso da população, em especial dos portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida e de outras condições especiais de comorbidade, ou exposição a situações de risco aos imunobiológicos especiais para prevenção das doenças que são objeto do Programa Nacional de Imunizações (PNI), bem como garantir os mecanismos necessários para investigação, acompanhamento e elucidação dos casos de eventos adversos graves e/ou inusitados associados temporalmente à aplicação de imunobiológicos.

Os CRIEs são regidos pela Portaria nº 48, de 28 de julho de 2004, que institui em todo território nacional o funcionamento e a operacionalização dos mesmos, assim como define as competências da Secretaria de Vigilância em Saúde, estados, Distrito Federal e CRIE.

Atendem de forma personalizada o público que necessita de produtos especiais, de alta tecnologia e alto custo que são adquiridos pelo PNI. Para fazer uso desses imunobiológicos é necessário apresentar a prescrição com indicação médica e um relatório clínico sobre o caso. Essas indicações são avaliadas pelo médico (a) ou enfermeiro (a) responsável, com bases em normas, e assim os imunobiológicos são dispensados.

Na Bahia, atualmente, existem três CRIEs presenciais localizados nos municípios de Salvador e Vitória da Conquista; e dois virtuais, localizados em Salvador e Feira de Santana. Em Salvador, temos: o CRIE-ICOM, no Instituto Couto Maia e o CRIE-UFBA, localizado no Hospital Hosanah de Oliveira, que atendem presencialmente a população de Salvador e do interior do estado. O CRIE de Vitória da Conquista atende solicitações do município e a macrorregião Sudoeste.

O CRIE FSA atende virtualmente o município de Feira de Santana e a macrorregião Centro Leste. O CRIE Central localizado na CIVEDI/DIVEP/SESAB, atende às solicitações provenientes dos 417 municípios baianos; e dos CRIE ICOM, CRIE UFBA, CRIE Vitória da Conquista e CRIE FSA.

 

Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais