Controle vetorial do Aedes aegypti – SISPNCD

Apresentação

Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue – SISPNCD é um sistema informatizado criado pelo Ministério da Saúde para substituir o Sistema de Informação da Febre Amarela e Dengue (SISFAD), com a finalidade de coletar, registrar, monitorar e controlar as atividades desenvolvidades pela vigilância entomológica do mosquito Aedes aegypti.

O sistema possui dois contextos de operação: online e local.

Módulo Web (online)
Esse módulo consiste na ferramenta principal de gerenciamento do sistema, uma vez que através dele, os gestores dos níveis federal e estadual podem cadastrar os dados de controle do sistema e monitorar a entrada de dados realizada no município por meio dos relatórios. Nesse meio de acesso o usuário não precisa fazer nenhuma instalação de software, basta apontar para o endereço web (URL no rodapé dessa página) e possuir um usuário e senha previamente cadastrados pelo gestor estadual do sistema, a DIVEP.

Módulo Local (Desktop)
Nesse módulo é onde são feitas as digitações das fichas de campo do Programa Nacional de Controle da Dengue. Através dele, o município ou Coordenadoria Regional de Saúde digita os dados coletados no trabalho de campo e os envia ao nível central (SESAB), onde poderão ser acessados e monitorados através dos relatórios de gestão e análise de dados. Nessa forma de acesso o usuário precisa instalar a versão atual do SisPNCD, para poder realizar a sua operacionalização. Esse módulo também é chamado de Módulo municipal uma vez que é predominantemente utilizado pelos municípios.

Sistema

CD Instalacão SisPNCD v1.0.1.0