Estrutura

No Estado da Bahia o sistema de vigilância epidemiológica é coordenado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), órgão vinculado à Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). A estrutura da vigilância epidemiológica estadual é formada pela unidade de nível central (DIVEP), com suas coordenações e respectivos grupos técnicos e, no nível regional, pelas Diretorias Regionais de Saúde (DIRES).

 

Coordenação de Vigilância e Controle de Agravos – COAGRAVOS

Coordenar ações relacionadas à vigilância de doenças e agravos específicos de responsabilidade da COAGRAVOS, a exemplo das DST/AIDS, hanseníase, doenças diarréicas agudas, doenças transmitidas por alimentos, tracoma, tuberculose; bem como à vigilância de óbitos materno, infantil e fetal, Núcleo de Epidemiologia Hospitalar –NEH, no âmbito da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), em consonância as diretrizes e determinações da gestão.

Assessorar tecnicamente o gestor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), quando necessário, no tocante às questões relacionadas à vigilância de doenças e agravos específicos de responsabilidade da Coordenação de Vigilância de Doenças e Agravos COAGRAVOS.

Coordenação de Vigilância e Controle de Doenças Imunopreveníveis – COVED

Coordenar ações relacionadas à vigilância de algumas doenças imunopreveníveis, no âmbito da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), em consonância com as diretrizes e determinações da gestão. Assessorar tecnicamente o gestor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), quando necessário, no tocante às questões relacionadas à vigilância de algumas doenças imunopreveníveis.

Coordenação Estadual de Imunizações – CEI

Coordenar as ações de imunização em articulação com a esfera nacional do Programa Nacional de Imunizações da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, considerando diretrizes e determinações da gestão no âmbito da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB).

Assessorar tecnicamente o Gestor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), quando necessário, no tocante às questões relacionadas ao planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações de vacinação;

Coordenação de Doenças de Transmissão Vetorial

Coordenar ações relacionadas ao controle das doenças transmitidas por vetores e outras antropozoonoses sob vigilância, no âmbito da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), articulando diretrizes e determinações da gestão, conforme regulamentação vigente.

Assessorar tecnicamente o dirigente da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), quando necessário, no tocante às questões relacionadas ao controle das doenças transmitidas por vetores e outras antropozoonoses sob vigilância.

Coordenação de Planejamento, Avaliação e Monitoramento da Vigilância Epidemiológica – COPLAM

Coordenar o processo de planejamento, monitoramento e avaliação no âmbito da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), considerando diretrizes e determinações da gestão, em articulação com a área específica na Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde (SUVISA) e na Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB); bem como na conformidade com princípios, diretrizes e normas do Sistema de Planejamento do SUS (Planeja SUS).

Assessorar tecnicamente o gestor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) e as coordenações da Diretoria no tocante às questões relacionadas ao planejamento, monitoramento e avaliação.

Coordenação de Doenças e Agravos Não Transmissiveis – CODANT

Coordenar ações relacionadas à vigilância, prevenção e controle das doenças e agravos não transmissíveis, no âmbito da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), articulando diretrizes e determinações da gestão.

Assessorar tecnicamente o gestor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), quando necessário, no tocante às questões relacionadas às doenças e agravos não transmissíveis de interesse para a vigilância epidemiológica.

Coordenação Estadual de Emergência em Saúde Pública – CEVESP

Coordenar as ações de enfrentamento das emergências em saúde pública, bem como de vigilância de algumas doenças de notificação compulsória, de agravos inusitados e doenças emergentes.

Assessorar tecnicamente o gestor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), quando necessário, no tocante à vigilância das emergências em saúde publica, bem como de algumas doenças de notificação compulsória, de agravos inusitados e doenças emergentes.

Coordenação de Suporte Operacional

Coordenar as atividades de suporte operacional no âmbito da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), atendendo aos princípios da administração pública, especialmente no tocante ao funcionamento, à manutenção das instalações, à aquisição de bens e a contratação de serviços, necessários à efetivação das atividades da Diretoria.

Coordenação de Gestão de Pessoas – NGP

Coordenar ações relacionadas à gestão de pessoas, no âmbito da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), articulando diretrizes e determinações da gestão, de acordo com a área específica na Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde (SUVISA) e na Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB).

Assessorar tecnicamente o gestor da DIVEP, quando necessário, no tocante às questões relacionadas à gestão de pessoas.