Guias/Manuais/POP

2021
CADERNO DE FICHAS TÉCNICAS DE INDICADORES – Fichas técnicas dos indicadores estratégicos e de imunização monitorados nos relatórios quadrimenstrais e anuais.

GUIA RÁPIDO DO SIVEP GRIPE – O Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) foi implantado desde o ano de 2000 para monitoramento do vírus influenza no país, a partir de uma rede de vigilância sentinela da síndrome gripal (SG). Em 2009, com a pandemia pelo Vírus Influenza A(H1N1) pdm09 foi implantada a vigilância da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e, a partir disso, o Ministério da Saúde vem fortalecendo a vigilância dos vírus respiratórios.

GUIA DE MANEJO CLÍNICO PARA PROFISSIONAIS DA REDE BÁSICA – Diante da necessidade de integração das ações da vigilância epidemiológica com a assistência a saúde, a DIVEP elaborou o guia de manejo clínico destinado aos profissionais da rede básica, com o objetivo de nortear as ações para diagnóstico, tratamento, notificação e intervenção no local provável de infecção. O guia traz ações práticas para manejar o caso de esquistossomose na rede básica, bem como orientações para que a vigilância se faça presente no contexto assistencial.

GUIA DE MANEJO CLÍNICO PARA PROFISSIONAIS DA REDE HOSPITALAR – De acordo o perfil dos acometidos por esquistossomose que ingressam na rede hospitalar, da necessidade em integrar a vigilância epidemiológica com a assistência de alta complexidade, e baseado nas dúvidas mais comuns dos profissionais, a DIVEP elaborou o guia de manejo clínico para profissionais da rede hospitalar, com o objetivo de nortear as ações para diagnóstico, tratamento e notificação dos casos. O guia apresenta orientações para que a vigilância e o rede hospitalar mantenham comunicação e integração nas ações.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ESQUITOSSOMOSE – Trata-se de um material destinado à população, em que se aborda os aspectos gerais da doença, como o modo de transmissão, sintomas e tratamento, sugere orientações para prevenção e quando o indivíduo deve suspeitar de uma possível infecção por esquistossomose.

2020
MANUAL DE BOAS PRÁTICAS – Considerando a necessidade de manter, em contexto de pandemia da Covid-19, os serviços de imunização em funcionamento para assegurar o acesso da população às salas de vacina, elaborou-se este manual com o objetivo de orientar os diversos atores institucionais e sociais sobre a adoção de medidas sanitárias, em consonância com a legislação vigente, de modo a propiciar ambientes e condições seguras para usuários e profissionais de saúde. Para tanto, este manual busca promover alinhamento sobre os procedimentos a serem adotados, no âmbito da gestão, da organização e operacionalização das ações de imunização no território locorregional, incluindo estratégias de comunicação em saúde para a população.

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA VIGILÂNCIA DO ÓBITO POR COVID-19 – Considerando o grande volume da produção técnico-cientifica sobre a COVID-19 e as constantes revisões sobre as recomendações para o manejo dos casos pelos âmbitos federal e estadual, a DIVEP apresenta esta 2ª edição das ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A VIGILÂNCIA DO ÓBITO POR COVID-19, na perspectiva de atualizar e ajustar os conceitos e procedimentos para ações de vigilância do óbito das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) causadas pela COVID-19.

PPROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) – Descrição detalhada de todas as operações necessárias para a realização de uma tarefa, ou seja, é um roteiro padronizado para realizar registro de doses aplicadas e não lançadas de vacinas no e-SUS AB e/ou SIPNI, a fim de contribuir para o alcance de adequadas coberturas vacinais no estado da Bahia, incluindo a melhoria da qualidade do registro nominal de vacinação eletrônico (RNVe) e atualização do cartão de vacinação “on line” do cidadão.