Financiamento das Ações de Visa

Os recursos financeiros federais do Componente de Vigilância Sanitária, do Bloco de Financiamento de Vigilância em Saúde para Estados, Distrito Federal e Municípios, destinados à execução das ações de vigilância sanitária são repassados aos Fundos Municipais de Saúde (FMS) pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), conforme disposto na Portaria nº 1.378 GM/MS, de 09 de julho de 2013. O Componente da Vigilância Sanitária é constituído do Piso Fixo de Vigilância Sanitária (PFVISA), que visa o fortalecimento do processo de descentralização, a execução das ações de vigilância sanitária e a qualificação das análises laboratoriais de interesse para a vigilância sanitária; e o Piso Variável de Vigilância Sanitária (PVVISA), na forma de incentivos específicos para implementação de estratégias voltadas à Vigilância Sanitária.

O Piso Fixo de Vigilância Sanitária (PFVISA) a ser transferido aos municípios é calculado, mediante valor per capita, à razão de R$ 0,60 (sessenta centavos) por habitante/ano ou o Limite Mínimo de Repasse Municipal (LMRm), no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais) para os municípios, cujo valor per capita configura um montante abaixo do LMRm.

• Monitoramento do repasse dos recursos financeiros do Piso fixo de Vigilância Sanitária – PFVISA

A manutenção do repasse dos recursos do componente de vigilância sanitária está condicionada ao cadastramento do serviço de vigilância sanitária no SCNES – Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e, a alimentação regular (mensal) dos procedimentos de vigilância sanitária no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS).

A DIVISA monitora, mensalmente, a situação dos municípios, quanto à regularidade do SCNES e alimentação mensal do SIA/SUS, bem como a publicação das portarias que suspendem ou restabelecem as transferências dos repasses.

Será realizado monitoramento para manutenção do repasse nos meses:

a) Janeiro – para liberação dos repasses dos meses de janeiro a abril (produção do SIA – junho a outubro do ano anterior )

b) Maio – para liberação dos repasses dos meses de maio a agosto (produção do SIA – outubro do ano anterior a fevereiro do ano em curso )

c) Setembro – para liberação dos repasses dos meses de setembro a dezembro. (produção do SIA – fevereiro a junho do ano em curso)

• 2017:

A Portaria n° 2.943/GM/MS, de 26 de dezembro de 2016, atualiza, para o ano de 2017, os valores dos repasses de recursos financeiros federais do Componente de Vigilância Sanitária, do Bloco de Financiamento de Vigilância em Saúde para Estados, Distrito Federal e Municípios, destinados à execução das ações de vigilância sanitária, em função do ajuste populacional de que trata o Art. 8º, da Portaria n° 475/GM/MS, de 31 de março de 2014.

• Portarias de bloqueio/Desbloqueio

1º bloqueio – Portaria nº 115, 17.01.2017

Desbloqueio: PORTARIA Nº 591, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017

PORTARIA Nº 785, DE 15 DE MARÇO DE 2017