Planejamento e Programação das Ações de Vigilância Sanitária

O conhecimento acerca dos problemas e das necessidades de saúde de uma população é de fundamental importância para a formulação e implementação de políticas de saúde, para o planejamento das ações de promoção, proteção erecuperação da saúde, subsidiando a escolha das formas de organização dos serviços mais apropriadas ao atendimento das necessidades em saúde, bem como para a avaliação dos possíveis impactos das intervenções adotadas sobre a saúde da população.

A análise da situação de saúde, além dos problemas e necessidades de saúde da população,deve levar em contaas especificidades que estas áreas possuem, visandooplanejamento de ações que venham intervir sobre os riscos à saúde da população.

• Instrumentos de Planejamento: Programação Anual de Vigilância Sanitária e Ambiental (PAVISA), Relatórios Quadrimestral (RQ) e Anual de Gestão (RAG).

A Programação Anual de Vigilância Sanitária e Ambiental (PAVISA) reflete as ações a serem realizadas pela VISA Estadual, tendo como subsidio as metas e indicadores do Plano Pluri Anual (PPA) e o Plano Estadual de Saúde (PES) vigentes, bem como a Análise situacional dos problemas, necessidades e dos serviços municipais e regional de vigilância sanitária e ambiental.

Visando o acompanhamento das ações programadas, ao final de cada quadrimestre é elaborado o Relatório Quadrimestral para avaliação parcial das ações desenvolvidas e reprogramações caso sejam necessárias.

Ao final do ano, com base nos relatórios quadrimestrais, é elaborado o Relatório Anual de Gestão (RAG), o qual subsidiará a elaboração da PAVISA do ano seguinte.