Esclarecendo boatos

O zika vírus pode ser transmitido pelo sêmen?

Houve apenas um caso descrito de transmissão sexual. Não há estudos consistentes a esse respeito. Além da adoção rotineira do preservativo para a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis, o período de doença e os dias seguintes devem ser tratados com uma cautela adicional.

Crianças de até 7 anos se picadas pelo mosquito infectado, podem desenvolver sequelas tão graves quanto a dos recém nascidos?

Não há casos documentados sobre sequelas provocadas pelo zika em crianças a partir do nascimento. Pessoas de qualquer faixa etária podem ser contaminadas pelo vírus, não apenas as crianças.
As medidas de prevenção e eliminação dos mosquitos transmissores de doenças são fundamentais para proteger as famílias. Enquanto não há imunização para essas doenças, a recomendação do Ministério da Saúde é que a população mantenha as ações contínuas de prevenção.

Quem contraiu o Zika vírus adquire imunidade?

Ainda não há estudos suficientes para afirmar isso em relação ao vírus Zika. Os outros vírus parecidos com o Zika geram imunidade para a vida inteira. Quem já teve dengue pelo vírus 1 não voltará a ter pelo mesmo vírus. O mesmo acontece com a febre amarela.

O Ministério da Saúde irá disponibilizar repelente para grávidas, para minimizar o risco com o Zika Vírus ?

O Governo Federal pretende oferecer repelentes para as gestantes em acompanhamento no SUS. O repelente é uma medida auxiliar de proteção. Se não forem eliminados os focos de mosquitos, o repelente não oferecerá proteção suficiente. Além disso, recomenda-se o uso de roupas que cubram a superfície do corpo, em especial as extremidades e áreas de pele mais fina, como tornozelos, pés, punhos e mãos.
As vacinas ofertadas pela rede pública de saúde são seguras para as gestantes?
As vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunização (dt, dTpa e Influenza) continuam sendo seguras e eficazes, tendo indicação para serem aplicadas nas gestantes, sem risco de produzir malformações congênitas no feto.

Qual o exame para diagnosticar a zika?

O único exame laboratorial disponível para confirmar zika vírus baseia-se em técnica de biologia molecular. Chama-se PCR e o seu resultado só será confiável se o material for colhido em 5 dias desde o início dos sintomas.

O zika vírus é mais perigoso durante o primeiro trimestre da gravidez?

As malformações congênitas podem ocorrer em qualquer período da gestação. Porém, acredita-se que os três primeiros meses sejam mais importantes para o desenvolvimento do bebê. No caso da microcefalia associada ao vírus Zika, o Ministério da Saúde continua investigando os casos para esclarecer como ocorre essa transmissão, a sua atuação no organismo humano, como ocorre a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante. Inicialmente, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez.