O Dia Mundial de Higienização das Mãos, que será comemorado em 05 de maio, foi Instituído em 2007 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de sensibilizar os profissionais e serviços de saúde para a prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) – metas estabelecidas como o primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente.
Diversos estudos demonstram que as mãos dos profissionais de saúde são o principal veículo de transmissão de micro-organismos, porque podem transmitir a infecção de um paciente a outro. A higienização das mãos, além de ser um procedimento de baixo custo, é a melhor forma de prevenir o problema. Por isso, é tão importante refletir sobre o tema e desenvolver ações que busquem promover a higiene das mãos dentro das unidades de saúde.
“Com o apoio das enfermeiras da Faculdade Anísio Teixeira, serão realizadas atividades nos setores, com dinâmicas, distribuição de brindes e amostras de álcool gel, para sensibilizar a equipe quanto à importância e prática correta de lavagem das mãos para segurança do nosso paciente”, explica a coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH/HEC), enfermeira Vanessa Fonseca.
Na oportunidade, a equipe de pedagogia fará um trabalho lúdico voltado para os acompanhantes e crianças nas brinquedotecas, como forma de controlar as infecções cruzadas. As atividades serão encerradas no dia 07 de maio, no auditório do HEC, com uma palestra do infectologista Dênio Barros.
Ascom HEC
/hec/higienização