Notícias /

Hemoba em Ação – Programa inicia mobilização dia 20/05 no CAB

14/05/2014 20:21

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em parceria com a Coordenação Estadual do Sistema de Transplantes da Bahia e diferentes secretarias do governo estadual, lança a partir do dia 20/05 (terça-feira), o Programa Hemoba em Ação, um verdadeiro mutirão para colher a solidariedade da população baiana para captar doadores de sangue. De 20 a 23 de maio, o Hemóvel estará em frente à Assembleia Legislativa, no CAB, das 08 às 17 horas esperando a doação de todo povo soteropolitano.

No primeiro momento, o objetivo da ação é de convocar a população para doar e aumentar o estoque de sangue das unidades de coleta em todo estado, incentivando assim a prática da caridade e do amor ao próximo. Há também o intuito de incentivar o doador voluntário de sangue para o nosso estado, nossa cidade, a nossa instituição e principalmente para cada paciente internado que necessita de sangue tipo “o seu”.

As condições básicas para doar sangue incluem boa saúde, portar documento oficial de identidade com foto e idade entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais.

Sobre a doação

A necessidade de sangue é constante. Transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes. Estima-se que de cada 10 pacientes internados pelo menos um necessitará de sangue.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que para termos estoques satisfatórios sejam necessários pelo menos 3% da população doando sangue de forma regular. No Brasil, dados do Ministério da Saúde demonstram que 1,7% da população é doadora. Na Bahia, esse número é 1% e predominam doadores de reposição, ou seja, estão doando porque algum parente ou amigo próximo está necessitando.

Na Bahia, a missão da Hemoba é coordenar a política de sangue no estado, assegurando o fornecimento de sangue para todos os hospitais da rede pública. São 24 unidades espalhadas em diferentes cidades do estado e para atingir a missão, é necessário ter a matéria prima necessária – o sangue do doador.

Ao longo dos últimos anos, a Hemoba tem enfrentado uma diminuição gradativa no número de doadores voluntários, que são à base de todo o sistema de doação de sangue. Atingir um número de 100% de doadores voluntários é uma tarefa imensa e desejada por todos os serviços de sangue do país para assegurar tranquilidade para todos os pacientes.
Ascom Hemoba
Hemoba/hemova ação