A Ouvidoria SUS Bahia, criada por meio da Portaria nº. 775 de 2004, compõe a estrutura da Secretaria da Saúde. Constituída por uma coordenação, funcionando no nível Central, e uma Rede de 109 Ouvidorias.
Atua em consonância com os Princípios e Diretrizes do SUS e com o Plano Diretor de Regionalização da Saúde, coordenando Ouvidorias nas macrorregiões, centros de referencias, nos grandes hospitais da Rede Própria, e apoiando Secretarias Municipais da Saúde na implantação e implementação de Ouvidorias.
Atribuições e competências
- Receber as manifestações dos cidadãos, encaminhá-las à sub-rede*, na busca de soluções com garantia de resposta;
- Fornecer Orientações gerais sobre o funcionamento do SUS e sobre a instituição a qual está inserida;
- Divulgar relatórios gerenciais;
- Participar de reuniões de colegiado e demais instâncias colegiadas para a troca de informações gerenciais que irão fortalecer o seu trabalho e consequentemente, a gestão;
– Subsidiar os conselhos de saúde mediante informações advindas da participação cidadã através de relatórios;
– Democratizar o acesso às informações coletivas de saúde;
– Publicizar as informações gerenciais da Ouvidoria para o fortalecimento do controle social.
* Sub-rede: São os setores da instituição responsáveis pela resposta da demanda. São denominados de sub-rede, pois o trabalho da Ouvidoria pressupõe a formação de Redes e Sub-redes, que se comunicam e interagem tanto verbalmente como pelo sistema informatizado OuvidoraSUS.
Para acessar o painel do BI da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) da Bahia, clique no link acima.
Como falar com a Ouvidoria SUS Bahia
- Por meio de um formulário digital;
- Através do telefone: 0800 284 0011 (Opção 1 – Saúde), que funciona no horário de 8h às 18h;
- Presencialmente, na sede da Sesab.