Notícias /

Cedeba tem ambulatório que ajuda paciente a relaxar e a reduzir o estresse

19/08/2016 20:37

Nas tardes de sexta-feira, pacientes do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) têm um atendimento que os leva ao relaxamento e bem-estar: é o ambulatório de Práticas Alternativas e Complementares que oferece Reflexologia Podal, Reiki, Massoterapia e Cura Prânica. O ambulatório, que completará um ano no próximo mês, é muito bem avaliado pelos pacientes. Eles apontam como mudanças importantes: redução do estresse, melhoria da qualidade do sono e alivio das dores articulares, segundo a psicóloga Pilar Dacal, do Cedeba, que juntamente com a endocrinologista Flávia Resedá, apostou na idéia do ambulatório.

Além de terem apostado na implantação do ambulatório – a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do SUS foi criada há mais de dez anos – Flávia Resedá e Pilar Ducal fazem atendimento aos pacientes. Também integram a equipe duas enfermeiras e duas técnicas de enfermagem. O ambulatório também conta com voluntários do Hospital das Clínicas que fazem o trabalho de massoterapia, Cura Prânica e Frequência de Brilho.

Menos estresse

Para o comerciante Raimundo Damasceno, 61 anos, que está fazendo sessões de Reiki, o atendimento trouxe a redução do estresse. Diabético, em tratamento no Cedeba há um ano, está muito satisfeito “com mais esse serviço que muito ajuda o paciente a conviver com a doença.” Os pacientes que estão sendo atendidos com Reflexologia Podal também estão muito satisfeitos. Durante as sessões, muito silêncio. Muitos pacientes relaxam e dormem profundamente.

A cuidadora de idosos, Maria Angélica da Silva, 53 anos, enquanto esperava o atendimento dizia estar torcendo para chegar a sua vez. Há oito anos no Cedeba, já se submeteu à cirurgia bariátrica, passando dos 131 para os 100 quilos. Ainda sente muitas dores nas articulações e nos pés, mas “sinto grande alivio quando faço reflexologia podal”.

Ampliação

Segundo Pilar Dacal, a aceitação e os resultados do ambulatório mostram a tendência de ampliação do atendimento e inclusão de novas práticas. A psicóloga e a endocrinologista Flávia Resedá já fizeram o curso de Cromoterapia, outra prática integrativa e complementar de muita aceitação. O ambulatório do Cedeba, que nasceu de cooperação técnica com a Universidade Federal da Bahia, chega ao seu primeiro ano recebendo os parabéns dos pacientes.

Entendendo as práticas

Frequências de Brilho é uma técnica singular de cura energética que envolve a ativação de portais energéticos nas partes anterior e posterior do corpo. Esses portais são abertos através de uma série de toques suaves. Essa ativação introduz frequências de alto nível dentro dos corpos emocional e físico.

A Cura Prânica é um sistema abrangente de técnicas de cura natural que se utilizam do prana para tratar várias doenças. Prana é uma palavra em sânscrito que significa a força da vida, a bioenergia invisível ou a energia vital que mantém o corpo vivo e saudável.

A Reflexologia Podal é uma técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés, aos quais correspondem regiões e órgãos do corpo humano. De acordo com o grau de desconforto experimentado nos pontos trabalhados, é possível perceber quais partes do corpo registram desequilíbrio.

O Reiiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional físico ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde. (wikipédia).

Fonte: Ascom Cedeba
Técnicas de relaxamento

Notícias relacionadas