Serviços de Diagnóstico por Imagem

Desde 2015, a Bahia conta com os serviços da primeira Parceria Público-Privada de Diagnóstico por Imagem do Brasil. O objetivo do projeto é uma melhoria dos níveis de qualidade no atendimento dos pacientes em unidades hospitalares da rede própria da Sesab, visando dar suporte aos cuidados de saúde disponibilizados nas diferentes Unidades Hospitalares de forma integrada.

A PPP, que tem a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD) como parceiro privado do Governo da Bahia, realiza a gestão e operação de 11 unidades de bioimagem em hospitais estaduais. Foram investidos R$ 120 milhões em equipamentos, e obras de construção e requalificação. Das unidades hospitalares contempladas pela PPP em Salvador, Região Metropolitana e Interior do estado, nove já funcionam plenamente após passarem por obras, reformas e adequações em suas estruturas tecnológicas. Os novos Centros de Imagem realizam exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia e raios-x. Até o segundo semestre de 2017 já foram realizados cerca de 600 mil exames de diagnóstico por imagem. (400 mil radiografias, 150 mil tomografias, 39 mil mamografias e 5,5 mil ressonâncias).

A implantação de um sistema informatizado e descentralizado de serviços de apoio ao diagnóstico por imagem permitirá que a rede própria da SESAB aumente a sua capacidade e eficiência na realização destes exames, permitindo o armazenamento e acesso aos mesmos em condições mais rápidas e duradouras. A Central Remota de Laudos funciona em Salvador com uma equipe qualificada de radiologistas e permanece de plantão 24horas por dia, durante toda a semana, para emitir laudos às 11 unidades contempladas pela PPP no estado.

Saiba mais sobre a PPP de Imagem da Bahia, clicando aqui.