Notícias /

Campanha de Vacinação Contra a Febre Amarela

10/01/2018 19:33

A campanha de vacinação contra a Febre Amarela começa em fevereiro, e terá dose fracionada para municípios específicos, ou seja, será dividida para ampliar o número de pessoas imunizadas. A proteção é de no mínimo oito anos. Já a dose padrão, que será destinada para casos específicos, requer uma dose única durante a vida.

Atualmente existem 105 municípios nas áreas de vacinação contra a febre amarela. Destes, apenas 8 (Salvador; Camaçari; Candeias; Itaparica; Lauro de Freitas; Mata de São João; São Francisco do Conde e Vera Cruz) receberão doses fracionadas e APENAS durante o período da campanha de vacinação, que tem início em 19 de fevereiro e vai até 9 de março, sendo 24 de fevereiro dia D. Ao término da campanha, caso não haja nova orientação do Ministério da Saúde, os 8 municípios voltarão a vacinar as pessoas com dose integral (caso haja disponibilidade).

A campanha de vacinação contra Febre Amarela visa imunizar o maior número possível de pessoas (meta mínima 95%), em um curto espaço de tempo, em municípios selecionados por terem história de epizootias confirmada para febre amarela em 2017.

A vacina será fracionada para todos os indivíduos não vacinados, exceto crianças menores de dois anos, viajantes internacionais que necessitem do Certificado Internacional e pessoas com algumas condições clínicas especiais, como HIV e pacientes em quimioterapia, por exemplo.

PLANO ESTRATÉGICO DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA NO ESTADO DA BAHIA

Números

– Área de recomendação: 105 municípios
– Municípios a serem vacinados com dose integral: 97 cidades | 1 milhão de pessoas
– Municípios com dose fracionada: 8 cidades | 1,6 milhão de pessoas
– Total de pessoas a serem vacinadas na Bahia: 2,6 milhões

🎧 Escute a sonora da Diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia, Maria Aparecida Figueiredo, que explica como a imunização vai funcionar: https://goo.gl/ZHGvrn