Cican

Com 35 anos de serviços prestados à população baiana, o Centro Estadual de Oncologia (CICAN) atende às seguintes especialidades: ginecologia, mastologia, oncologia clínica, urologia, dermatologia, proctologia, anestesiologia, terapia da dor (Algologia) e cirurgia geral.

O centro oferece serviços de odontologia, psicologia, enfermagem e serviço social, todos voltados para o paciente oncológico. Ainda são realizados procedimentos diagnósticos, principalmente para câncer de próstata (biopsia guiadas por ultrassom) e de mama (cory biopsy – tecnologia avançada para o diagnóstico de câncer de mama).

O Cican funciona na Avenida Vasco da Gama, ao lado da Hemoba e do Hospital Geral do Estado (HGE). Inaugurado em 12 de junho de 1992, o centro foi idealizado pela médica Ilsa Prudente, que foi a primeira diretora. Anteriormente funcionava no Rio Vermelho, e tinha o nome de Centro Integrado de Controle do Câncer e só atendia a mulheres, portadoras de câncer ginecológico.

Com a inauguração das novas instalações, o Cican ampliou o atendimento para outras especialidades dentro da oncologia, realizando exames para detecção precoce dos diversos tipos de câncer, promovendo tratamentos quimioterápicos e atendimentos diagnósticos e terapêuticos em seu hospital/dia, realizando cirurgias de pequeno e médio porte. O Cican realiza exames de tomografia, raio-X, mamografia e ultrassonografia, sendo que esta última apenas para pacientes matriculados na unidade.

Endereço: Av. Vasco da Gama, s/nº, Brotas – CEP.: 40.240-090 – Salvador, Bahia
Telefone: (71) 3116-5563 / 0800-285-0006 / 3116-5481
Fax: (71) 3357-1458
E-mail: cican.secretaria@saude.ba.gov.br