Mutirão de Cirurgias

O Mutirão de Cirurgias, serviço do Governo do Estado vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras, atendeu gratuitamente mais de 13 mil baianos de 416 municípios da Bahia desde outubro de 2016. São atendidas pessoas que tenham encaminhamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de procedimentos cirúrgicos. O objetivo é auxiliar as prefeituras na redução da fila de espera de cirurgias eletivas, atendendo os pacientes com agilidade e cuidado. Em 2018, o Mutirão seguirá com os atendimentos, voltando às regiões já atendidas no interior da Bahia.

Tipos de Cirurgias

Cirurgias de vesícula, hérnias (inguinal, umbilical e epigástrica), histerectomia (útero) e tireoidectomia (retirada da tireoide) e procedimentos cirúrgicos pediátricos para crianças de 4 anos até 13 anos e 11 meses: amigdalectomia com adenóide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia).

Como funciona

O Governo do Estado disponibiliza equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente após a cirurgia. Os atendimentos médicos serão realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região da Bahia. Isso permite que o paciente tenha maior comodidade e não faça grandes deslocamentos. As prefeituras são responsáveis por garantir o acesso dos pacientes às cidades onde serão realizados os procedimentos.

Pré-operatórios

Os exames pré-operatórios são feitos na estrutura de caminhões montada nas cidades em que o atendimento é realizado. São feitos exames de raio-x, ultrassonografia e eletrocardiograma em unidades móveis, além de consulta com cirurgião e anestesista. Após passar pela triagem, exames e consulta com o médico, a cirurgia será agendada.

Como se cadastrar

O cadastramento dos pacientes é feito pelas secretarias municipais de saúde, que devem manter a Lista Única do Governo do Estado atualizada, com as principais demandas de cada município. Entre em contato com a secretaria da saúde de sua cidade para obter mais informações. Para acessar o sistema Lista Única, clique aqui.

Cronograma

Confira o calendário das próximas etapas, acessando a área de eventos deste portal e selecionando a categoria: serviços itinerantes. clique aqui.

Quais os critérios de triagem para agendar a cirurgia

A idade para ser atendido no Mutirão de Cirurgias para crianças é de 4 anos até 13 anos e 11 meses e adultos de 14 a 65 anos. É necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e exames laboratoriais. Os exames de laboratório necessários são: Hemograma completo, TAP, TTPA, Ureia, Creatinina e Glicemia em jejum.

Pacientes que farão procedimento de vesícula, para a realização do exame de ultrassom, precisam estar em jejum. Já as pacientes que farão histerectomia (útero) deverão levar exame preventivo. As mulheres que ainda possuem ciclo menstrual devem levar o exame Beta HCG. Todos os pacientes devem levar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem realizado.

Pacientes que farão procedimento de tireoidectomia serão triados na etapa vigente, encaminhados para agendamento de consulta especializada e, em seguida, para agendamento cirúrgico.

ATENÇÃO: Para diminuir complicações, pessoas que possuem fatores de risco ou patologias como: diabetes, hipertensão ou obesidade são encaminhadas para realizar a cirurgia em unidades especializadas e devem acompanhar o agendamento junto às secretarias municipais de saúde.

Outras dúvidas

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 071 4000.

Passo a passo para atendimento