Hospitais /

Hospital Geral Roberto Santos

Descrição

Inaugurado em 5 de março de 1979, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) é o maior hospital público do estado da Bahia, com 640 leitos. O HGRS é um hospital de grande porte, de alta complexidade, terciário e de caráter assistencial. É também de ensino, certificado pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Hoje, a instituição é oficialmente um Centro de Referência de Alta Complexidade em Neurologia. É referência, ainda, nos serviços de emergência, hemorragia digestiva, nefrologia, pediatria, clínica médica, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral, neurocirurgia, cirurgia pediátrica e neonatal, cirurgia vascular e maternidade de alto risco, entre outras especialidades médicas.

A unidade está estruturada para assistência a vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) e para enfermidades decorrentes da Aids. Possui serviço de atenção domiciliar e serviços de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) para o pronto atendimento. A instituição acolhe, também dentro de sua estrutura, o Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), o Banco de Olhos da Bahia e a Central Estadual de Transplantes.

Diretor-geral: José Admirço Lima Filho

Perfil da Unidade
O maior hospital público da Bahia em atendimento de média e alta complexidade. O HGRS compõe a rede assistencial da macrorregião de Leste (Macrorregião Centro Norte), com população de aproximadamente 67.527 (sessenta e sete mil, quinhentos e vinte e sete) habitantes.
Serviços de Apoio
Lavanderia, serviço social, ambulância, serviço de manutenção de equipamentos, s.a.m.e. ou s.p.p.(serviço de prontuário de paciente), nutrição e dietética (s.n.d.), necrotério, banco de leite, lactário, farmácia, central de esterilização de materiais, exames hormonais, serviço de vigilância em saúde, serviço de diagnostico por laboratório clínico, transplante, serviço de diagnostico por laboratório clínico, acompanhamento do pré-natal de alto risco, serviço de diagnostico por laboratório clinico, serviço de praticas integrativas e complementares, serviço de diagnostico por laboratório clinico, assistência fisioterapêutica cardiovasculares e pneumofunci, fistula arteriovenosa sem enxerto, serviço de fisioterapia, assistência fisioterapêutica em queimados, serviço de atenção a saúde reprodutiva, serviço de fisioterapia, Laboratório, Setor de Imagem (RX, Tomografia(PPP imagem), ECG e US), agência transfusional, atenção em urologia, serviço de atenção a saúde do trabalhador.
Ensino e Pesquisa
O HGRS é um grande centro de formação de profissionais de saúde em praticamente todas as áreas desde a graduação à residência médica e multiprofissional.
Comissões
CIDOTH – Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes; Padronização de Material;
CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar;
Revisão de Prontuários; Óbito;
Morte Materna; Sistematização da assistência em enfermagem;
Feridas e ostomias;
Núcleo interno de Regulação; Núcleo de Epidemiologia hospitalar; Cuidados Paliativos Ética e Pesquisa; Ética Médica; Ética em enfermagem; Segurança do Paciente; COREME- Coordenação de Residência Médica; COREMU- Coordenação de Residência Multidisciplinar; Núcleo de Gestão da Qualidade
Horários de Visitas
Enfermarias (1º ao 4º andar): 14h30 às 17h; UTIs: 15 às 17h (exceto as UTIs da emergência, Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC) e as salas da emergência, que recebem visitantes a partir das 15h, conforme organização dos setores). A sala de medicação e a sala verde não recebem visitantes, pois os pacientes ficam com acompanhantes. Unidade Canguru: 9 às 17h; Unidades neonatais*: 10 às 11h e 16 às 17h *Visita liberada somente aos avós.
Conduta do Acompanhante
Os acompanhantes devem se dirigir ao posto de serviço social do setor para receber autorização, respeitando os horários de troca estabelecidos pelo hospital (7 às 9h – 12 às 14h – 18 às 21h). Exceções: Quando for necessária troca no leito, em casos específicos, a equipe do serviço social encaminha o nome do paciente para a recepção principal. É ela a responsável por liberar a troca na enfermaria, conforme horários preestabelecidos.

Obs.: Para o centro obstétrico e para o 3º andar, a liberação do acompanhante é feita na recepção principal, com o uso da pulseira de identificação de uso exclusivo do setor, de acordo com horários preestabelecidos. A troca do acompanhante só é realizada mediante a devolução da pulseira do acompanhante anterior.
Telefone
(71) 3117-7500 / 7509
Endereço
Rua Direta do Saboeiro s/n, Cabula - CEP: 41180-780