Hospitais /

Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira

Descrição

O Hospital Juliano Moreira (HJM) tem a missão de oferecer assistência especializada em Saúde Mental, promovendo a recuperação e consequente melhoria da qualidade de vida dos seus usuários, com vistas à restauração da sua cidadania e reintegração à sociedade. Com exceção de seu Ambulatório que atende a uma regionalização pré-estabelecida, o HJM presta assistência psiquiátrica a qualquer paciente encaminhado por serviços da Capital e de todo o interior do Estado, sendo referência na Bahia em Saúde Mental, tanto em termos assistenciais quanto em formação técnico-profissional.

Os atendimentos de emergência – referência terciária – são realizados nas 24 (vinte e quatro) horas, todos os dias. Havendo necessidade de internação, o usuário é encaminhado ao Pronto Atendimento ou ao Hospital-dia.

Perfil da Unidade
Hospital especializado tipo N II, o HJM estaria vocacionado, segundo diretrizes do SUS/SESAB, a prestar atendimento terciário a pacientes com transtorno mental em crise aguda que não puderam ser controladas em unidades de baixa complexidade ou em serviços psicossociais (CAPS). Entretanto, vem sofrendo as conseqüências de uma frágil rede de serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico, que ainda não possui serviços comunitários eficazes para dar respostas mais competentes à demanda, que se responsabilize, de forma integrada, pela tarefa de fornecer cuidado e promover a reabilitação psicossocial dos portadores de transtornos mentais.
Serviços de Apoio
Patologia clínica, ECG
Ensino e Pesquisa
Apesar de não ter tido seu credenciamento como Hospital Auxiliar de Ensino renovado pelo MEC/M.Saúde, por não possuir 10 (dez) Residentes de 1º Ano (R1), exigência praticamente impossível de ser atendida por um hospital especializado, o HJM está qualificado a desenvolver o Programa de Residência Médica, que busca treinar e qualificar médicos para o futuro exercício da psiquiatria, oferecendo, inclusive, especialização em Psiquiatria Infantil, para aqueles que se candidatarem à extensão (R3). Também, está habilitado a possuir o Programa de Residência de Psicologia Clínica e Saúde Mental, em parceria com a UFBA – Universidade Federal da Bahia.
Comissões
Revisão de prontuário e Revisão de Óbitos
Horários de Visitas
9 às 11hs e das 14 às 17hs
Telefone
(71) 3103-3900 / 3103-3909
Endereço
Av. Edgar Santos, s/n, Narandiba - CEP: 41.211-005, Salvador