Hospitais /

Instituto Couto Maia

Descrição

O Instituto Couto Maia é maior e mais moderno hospital especializado em doenças infecto-contagiosas do Brasil. Atualmente são 120 leitos –  sendo 20 UTIs -, ambulatórios de infecção geral, HIV e neuroinfecção.

A unidade oferta atendimento de urgência e emergência, ambulatório especializado, além de um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) e uma agência transfusional, serviço de reabilitação e de logística. A Unidade oferece pronto-atendimento 24 horas para pacientes referenciados e regulados no Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço de internação atende homens, mulheres e crianças, 60% deles portadores do vírus HIV, e a unidade permite que eles recebam todo o suporte para o controle da doença.

Perfil da Unidade
Hospital Especializado tipo 7, média complexidade, referência estadual em doenças infecciosas e parasitárias. Habilitado para serviço hospital para tratamento AIDS e cuidados prolongados para enfermidades decorrentes da AIDS, de abarangência estadual, de média complexidade, com 92 leitos para tratamento. No nível ambulatorial a instituição oferece consultas nas especialidades de HIV/AIDS, infectologia geral, neuro-infectologia e nutrição para demanda interna, além do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais - CRIE, o qual realiza avaliação e aplicação de imunobiológicos em pessoas com doenças e/ou condições que levam a necessidade de vacinas não contempladas no Programa Nacional de Imunizações.
Serviços de Apoio
RX simples de diversos segmentos com aparelhos fixo e móvel; Eletrocardiograma; Laboratório de Análises Clínicas; Anatomia Patológica (terceirizado)
Ensino e Pesquisa
Funciona como pólo de ensino nas áreas da saúde e recebe alunos de diversos cursos para visitas técnicas e estágios. Tem Programa de Residência Médica de Infectologia com 15 vagas no total (R1, R2 e R3). Em parceria com a EESP tem programas de estágios remunerados para Medicina (no Pronto Atendimento), Nutrição, Vigilância Epidemiológica, Serviço de Controle de Infecção Hospital, Setor Administrativo e recebe alunos contemplados com estágio dp Cotidiano e Permanecer SUS. São desenvolvidas pesquisas nas áreas de doenças infecciosas como leptospirose, meningites bacterianas, HIV/AIDS, dengue, entre outras. Esta produção é realizada por médicos, professores e pesquisadores do próprio hospital e em estreita parceria com a FIOCRUZ.
Comissões
Possui diversas comissões designadas (Segurança do Paciente, Revisão de Prontuário, Comissão de Óbito, Comissão de Ensino e Pesquisa - CEP, Ética, CCIH, COREME, Nutrição, Gestão de leitos, Farmânica e terapêutica, Tecnovigilância e Hemovigilância, Gerenciamento de resíduos, e Núcleo Hospitalar de Epidemiologia - NHE, porém o déficit de funcionários em diversos setores faz com que as demandas habituais absorvam o tempo dos componentes, comprometendo a continuidade das ações de algumas comissões.
Programas e Projetos
1. CEP - Comitê de Ética em Pesquisa: durante 2016 foram analisados e aprovados 23 projetos; 2. Permanecer SUS; 3. Água Pura: programa em parceria com a UFBA visando diminuir o consumo de água na Unidade
Horários de Visitas
Enfermarias: 4 pessoas/por paciente, dois de cada ves, diariamente das 14h30 às 17h30. UTI: 2 pessoas, uma de cada vez, diariamente das 10h30 às 11h30 e 15h às 16h.
Conduta do Acompanhante
Direito a acompanhante: crianças e adolescentes de até 18 anos. Idosos acima de 60 anos e portadores de deficiência. Adultos não tem direito a acompanhante, exceto por solicitação justificada da enfermagem e do serviço social, A troca de acompanhante deve ser feita das 7h às 9h e das 17h às 19h.
Telefone
71 3103-7150
Endereço
Rua Coronel Azevedo, S/N, cajazeiras II (Águas Claras)