Maternidades /

Maternidade Albert Sabin

Instituição Hospitalar especializada no atendimento de urgência, emergência e ambulatório, porte II, 100% credenciada ao SUS, com abrangência microrregional, sendo referência para os distritos sanitários de Cajazeiras, Pau da Lima e Itapuã, de acordo com a territorialização, e em Gestação de Alto Risco tipo I.

Modelo Gestão: Direta

Perfil da Unidade
Hospital referência em atendimento à saúde da mulher e do recém-nascido, especializado para atender nas áreas de Pré-Natal de Alto Risco tipo I, Ultrassonografia, Serviço Social, Ouvidoria SUS, Enfermagem, Psicologia. Na área hospitalar, atende Urgência e Emergência Obstétrica/Ginecológica e Neonatal (egressos da unidade). Atende demanda espontânea com Centro Cirúrgico/Obstétrico e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal convencional (UCINCO) e Canguru. Tem Capacidade instalada de 88 leitos cadastrados no CNES, assim distribuídos: 57 de Obstetrícia (sendo 04 leitos GAR), 04 Ginecologia, 11 Neonatologia, 12 Unidades de Cuidados Intermediários Neonatais Convencionais (UCINCO), 04 Unidades de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCA).
Serviços de Apoio
Patologia Clínica, Raio-X, Ultrassonografia Obstétrica e Ginecológica, Ultrassonografia Neonatal e Transfontonela, Ultrassonografia de Abdômen Total e Mama (pacientes internados), ACCR, Exame do Olhinho, Exame da Orelhinha, Mapeamento Ocular,Teste do Coraçãozinho, Teste da Linguinha.
Ensino e Pesquisa
Apesar de não ser credenciado pelo MEC como Hospital Ensino, acolhe residentes de Medicina e Enfermagem. Mantém um compromisso com o desenvolvimento de atividades docentes assistencial e reconhecido como polo de formação profissional através de parcerias em curso Técnico, Graduação e Pós-Graduação.
Programas e Projetos
Rede Cegonha; Vinculação de Gestantes; Projeto Médico Sentinela; Programa Ser Sensorial (para recém-nascido prematuro); Programa de Inserção de DIU pós-parto; Projeto Nascer (Transmissão Vertical de HIV); Programa Palivizumabe (Prevenção de Doença Respiratória Grave em Bebes Prematuro).
Responsabilidade Socioambiental
Tem o compromisso de desenvolver práticas hospitalares que respeitam o meio ambiente, estando inseridas na política institucional e no planejamento estratégico. Desenvolve ações socioambientais por meio do Programa de Coleta Seletiva. O PGRS – Programa de Gerenciamento de Resíduos em Saúde estabelece o descarte adequado do lixo hospitalar, fiscalizando e preservando o meio ambiente, visando a segurança dos colaboradores e funcionários. Também é feito controle físico-químico e microbiológico, visando evitar a contaminação do ambiente pelo mercúrio, adotando um novo comportamento na compra de materiais e equipamentos livres de mercúrio, como tensiometros e termômetros. Participa do Programa de Eficiência Energética da COELBA.
Horários de Visitas
Visitas: das 14h às 16h; Pais e Mães (UCINCO): Horário livre.
Conduta do Acompanhante
É de livre escolha da paciente. Acompanhante recebe todas as orientações sobre a conduta, direitos e deveres. Fornecido folder com orientações. Troca: Manhã - das 9h às 11h; Tarde – das 17h às 20h
Horários de Funcionamento
Emergência: 24 horas (2ª feira a Domingo); Ambulatório: 2ª feira a 6ª feira – 7h às 17h
Telefone
Geral: (71) 3253-5350 | Serviço Social: (71) 3253-5376
Endereço
Fazenda grande II, S/N, Via Local B, Setor A, Cajazeiras – CEP: 41.340-000
Outros
Atualizado em janeiro de 2020.