Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes)

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) é uma estrutura organizacional que tem como objetivo promover a resposta coordenada por meio da articulação e da integração dos atores envolvidos. A sua estruturação permite a análise dos dados e das informações para subsidiar a tomada de decisão dos gestores e técnicos, na definição de estratégias e ações adequadas e oportunas para o enfrentamento de emergências em saúde pública.

O Coes é responsável pela coordenação das ações de resposta às emergências em saúde pública, incluindo a articulação da informação entre as três esferas de gestão do SUS. É responsável ainda por identificar e informar a necessidade do envio de missão exploratória da Força Nacional – SUS.

No Coes realizam-se o planejamento, a organização, a coordenação, a avaliação e o controle das atividades de resposta a um evento. A sua estruturação tem como premissa o Sistema de Comando de Operações (SCO) que permite a organização da atuação sob um comando unificado a partir de um enfoque sistemático, para a unificação de grupos heterogêneos e o desenvolvimento de ações multisetoriais, necessárias para a gestão de uma situação de emergência.

Atribuições dos órgãos componestes do Gabinete de Crise

Apoiar os municípios na intensificação de ações de combate ao vetor
Mobilizar instituições de sua governança para participar de ações de combate ao vetor
Conscientizar a sociedade sobre a importância da atuação de cada cidadão nos cuidados preventivos necessários para evitar a proliferação do mosquito nos ambientes
Criar mecanismos para engajamento da sociedade civil no combate ao mosquito
Avaliar resultados das ações realizadas para orientar a continuidade das ações
Desenvolver outras ações inerentes à sua área de atuação necessária para o enfrentamento da crise.

Comitê Gestor da SESAB

O Comitê Gestor da SESAB, coordenado pelo Gabinete da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, avalia as situações que podem culminar em Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) associadas a epidemias, a desastres e à desassistência à população, entre outros temas de relevância nacional. De acordo com a tipologia da emergência são acionados os gestores das secretarias de governo com a competência para a definição de estratégias de enfrentamento, bem como o desenvolvimento das ações pertinentes.

Gabinete de crise

O Gabinete é formado por membros dos Órgãos Setoriais que são convocados pelo Gabinete do Governador, de acordo com as necessidades identificadas nas situações de crise em saúde pública. Os órgãos serão responsáveis pela articulação necessária ao gerenciamento da crise, planejamento, execução e monitoramento de ações concernentes às suas respectivas áreas de governança.

Farão parte do Gabinete de Crise:
Secretaria da Saúde
Secretaria da Casa Civil
Secretaria de Educação
Secretaria de Segurança Pública
Secretaria de Relações Institucionais
Secretaria de Ciência e tecnologia
Secretaria de Comunicação
Secretaria de Política para Mulheres
Secretaria de Recursos Hídricos
Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS)
Força Estadual de Saúde
Forças Armadas

Documentos

Diretriz Geral SNCC/2015
Diretriz SNCC nº 1 — Ações de Combate ao Aedes aegypti
Diretriz SNCC nº 2 – Apoio das Forças Armadas
Nota técnica: Ações da Atenção Básica visando o enfrentamento do Aedes aegypti

Contato

Centro de Operações de Emergências em Saúde da Bahia (COES-BA)
Endereço: Av.ACM, Centro de Atenção a Saúde Prof. José Maria de Magalhães Neto, s/n,
Iguatemi, Salvador – BA – CEP 41.820-000
Tel.:(71) 3116-0039 / 99971-7704
E-mail: coes.bahia@saude.ba.gov.br