Coordenadores de Atenção Básica e de Vigilância em Saúde e técnicos das Equipes de Saúde da Família e Saúde do Trabalhador das Regiões de Saúde do Extremo Sul participam de Capacitação do Protocolo de Avaliação da Saúde de População Exposta à Petróleo na macrorregião Extremo Sul. A capacitação ocorre hoje (17) em Porto Seguro e no próximo dia 19 em Teixeira de Freitas.
A atividade, promovida pelo Grupo de Trabalho Petróleo da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e tem como objetivo capacitar as equipes de saúde da Atenção Básica da Macrorregião Extremo Sul para o desenvolvimento de ações integradas e articuladas de vigilância e atenção à saúde de populações expostas ao petróleo nos municípios atingidos pelo desastre ambiental ampliado, decorrente do derramamento de petróleo ocorrido em 2019, que se constituiu numa grave situação de emergência em saúde pública.
Durante o evento, deve ser apresentado e discutido o Protocolo de Avaliação da Saúde de População Exposta a Petróleo, além de conhecer e compreender a complexidade da emergência em saúde pública, decorrente do desastre do derramamento de petróleo no litoral da Bahia.
Também devem ser capacitados os trabalhadores da saúde para identificação e cadastramento da população exposta nos territórios atingidos; conhecer a situação epidemiológica local para priorização das medidas preventivas de vigilância e atenção e promoção da saúde da população exposta; e proporcionar conhecimento técnico para que os profissionais de saúde possam atuar nos municípios prioritários na implantação do protocolo: manejo e adoção de medidas para o diagnóstico clínico, laboratorial e de vigilância e atenção à saúde.
Fonte: Suvisa
Suvisa\exposição ao petróleo
12/03/2026 17:31
12/03/2026 14:28
10/03/2026 17:24