Falta quase um mês para o Carnaval, mas as demais festas do Verão também exigem cuidados com a saúde para garantir segurança. Nessa direção, o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), por meio da Coordenação de Educação em Diabetes e Apoio à Rede (Codar), está dando reforço de informações com foco nas pessoas com diabetes, mas também úteis para a população em geral, notadamente para aquelas com doenças crônicas como obesidade e hipertensão, por exemplo.
No Carnaval, a rotina da cidade sofre profundas mudanças. Por isso é importante verificar se os medicamentos (comprimidos e insulina) estão na quantidade suficiente para toda a festa. Isso vale para quem faz uso de medicamentos de uso continuo, em razão de outras doenças crônicas como hipertensão arterial.
É importante certificar-se sobre o controle da glicemia e qualquer outra condição de saúde que possa comprometer o bem-estar. Estando no meio da folia, é preciso saber reconhecer e agir em situações de hipoglicemia (taxa de glicose entre 54 -69 mg/dl). A hipoglicemia, pela sua importância, será abordada na próxima postagem.
A coordenadora da Codar, Graça Velanes, explica que a pessoa com diabetes deve participar do Carnaval, bem como de outras festas tradicionais, mas sempre atento aos cuidados que são ensinados no Cedeba e reforçados em situações especiais.
19/03/2026 16:40
19/03/2026 15:59
19/03/2026 14:34