A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep/Suvisa), participou do Curso Básico de Libras, promovido pela Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/Saeb), para a capacitação de profissionais do Programa Estadual de IST/Aids e na Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante os dias 3 e 7 de fevereiro.
O curso foi ministrado pela Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/Saeb), com o objetivo de aprimorar a conversação em Libras possibilitando melhor acessibilidade para a comunidade surda, nas abordagens e atendimentos realizados nos stands do ‘Fique Sabendo’, que se efetivam durante eventos de grande porte, como o Carnaval e o São João.
Programa ‘Fique Sabendo’
O Fique Sabendo é um programa estadual voltado para a testagem e conscientização sobre HIV, Sífilis e Hepatites Virais, promovido por diversas Secretarias de Saúde no Brasil. Seu principal objetivo é incentivar o diagnóstico precoce, permitindo o início do tratamento e a prevenção da transmissão dessas infecções.
A iniciativa oferece testagem gratuita e sigilosa para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de disponibilizar orientação e encaminhamento para tratamento em casos positivos. O foco do programa está na prevenção, incentivando o uso de preservativos, além da profilaxia pós-exposição (PEP) e pré-exposição (PrEP).
Inclusão e Acessibilidade
A Libras é a principal forma de comunicação da comunidade surda no Brasil e foi reconhecida oficialmente pela Lei nº 10.436/2002. Sua utilização é essencial para garantir inclusão, acessibilidade e o direito à comunicação para pessoas surdas.
O curso realizado pela UCS abordou conversação básica, incluindo apresentações e saudações, além de capacitar os profissionais para atuarem em abordagem, testagem e aconselhamento totalmente em Libras. Essa iniciativa visa tornar o atendimento mais humanizado e acessível.
Para Tiago Jordão, psicólogo do Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, a experiência foi extremamente gratificante: “Inicialmente, o curso foi pensado para facilitar o acesso dos surdos ao Fique Sabendo, garantindo que possam utilizar o serviço da mesma forma que uma pessoa ouvinte. Isso qualifica o corpo técnico da Divep e amplia o público que acessa o programa”. Com essa iniciativa, a Sesab/Divep e UCS reafirmam seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, garantindo que a saúde pública seja cada vez mais democrática e acessível para todos.
23/02/2026 12:45
18/02/2026 11:24