Notícias /

Profissionais do Hospital Geral Ernesto Simões Filho participam de palestra sobre “Alta a Pedido, Evasão e Recusa Terapêutica”

23/05/2025 10:04

O Auditório da sede do Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF), em Salvador, foi palco de um importante encontro de cunho educativo e informativo, voltado aos colaboradores da unidade. Realizada na quinta-feira (21), a palestra abordou o tema “Alta a Pedido, Evasão e Recusa Terapêutica” e reuniu profissionais da equipe multiprofissional dos setores assistenciais e administrativos do hospital, promovendo reflexões fundamentais acerca de práticas éticas, legais e humanas na assistência à saúde.

A atividade foi conduzida por Camila Vasconcelos, especialista com pós-doutorado em Direito e doutora em Bioética, cuja trajetória acadêmica e profissional agrega relevante conhecimento interdisciplinar às temáticas debatidas. Com uma abordagem clara e embasada, a facilitadora proporcionou aos presentes uma compreensão aprofundada dos desafios e implicações que envolvem a decisão do paciente em interromper ou recusar o tratamento proposto pela equipe de saúde.

Durante o evento, foram discutidos aspectos ético-legais relacionados à autonomia do paciente, limites da atuação médica e obrigações institucionais diante de situações de alta a pedido, evasão hospitalar e recusa de terapias, temas frequentemente enfrentados na rotina hospitalar. A palestra também abriu espaço para o diálogo entre os participantes, promovendo o compartilhamento de experiências e questionamentos práticos do cotidiano assistencial. Uma oportunidade valiosa para ampliar conhecimentos, trocar experiências e refletir sobre os desafios enfrentados no dia a dia hospitalar.

Notícias relacionadas