Notícias /

Residência Multiprofissional em Vigilância em Saúde realiza 7º Encontro Pedagógico com foco na formação de residentes

20/08/2025 15:25

A Coordenação da Residência Multiprofissional em Vigilância em Saúde realizou na última terça-feira, 19 de agosto, o 7º Encontro Pedagógico com docentes, preceptores e tutores para seguimento do processo de capacitação das equipes sobre o uso de metodologias ativas no processo formativo dos residentes.

O tema do 7º Encontro Pedagógico foi centrado no uso de Storytelling para o processo de ensino-aprendizagem e contou com a parceria da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN) mediante a participação das mestrandas em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FVG), Cristiane Ferreira, Coordenação de Planejamento Estratégico, responsável pelo eixo de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e Verena de Carvalho Ramos, Assessora da Superintendência de Gestão Estratégica (SGE).

Na oportunidade, foi realizada uma breve discussão sobre o que é Storytelling e sua aplicabilidade e intencionalidade para a área de saúde pública, em especial para a vigilância em saúde, seguida de Roda de Conversa para debater sobre o tema a partir da vivência das convidadas da SEPLAN.

O evento contou com a participação da Diretora da Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador, Letícia Coelho e representações das demais diretorias e coordenações da SUVISA, docentes, preceptores e equipes de trabalho dos campos de prática.

O processo de qualificação das ações do Programa de Residência Multiprofissional em Vigilância em Saúde é realizado mensalmente com Encontros de Reflexão dos Processos de Trabalho, juntamente com os preceptores, e Encontros Pedagógicos, voltados para um público mais amplo que envolve diretoras, coordenadoras, núcleo de docentes, preceptores e tutoria, além de equipes dos campos de prática, visto que o programa da residência é um compromisso institucional e, portanto, de todas os trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde. A Residência Multiprofissional em Vigilância da Saúde é coordenada pela coordenadora do NUGETS da Suvisa, Mariana Menezes, e Edivânia Landim, consultora da OPAS.

Notícias relacionadas