O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, sediará, neste sábado (1º), o Glioblastoma Day, um simpósio voltado para o debate sobre diagnóstico e tratamento do glioblastoma – o tipo mais comum e agressivo de tumor cerebral maligno em adultos. O evento será realizado no auditório do edifício anexo, a partir das 8h, e reunirá profissionais e estudantes da área da saúde.
Promovido pela Serviço de Neurocirurgia do HGRS, o encontro tem como objetivo discutir atualizações clínicas e cirúrgicas, aspectos diagnósticos e terapêuticos. Também traz novas perspectivas em terapias off-label, que, apesar de ainda não possuírem embasamento científico consolidado, vêm se mostrando promissoras no enfrentamento da doença.
“O glioblastoma continua sendo um dos maiores desafios da neuro-oncologia moderna. Avançamos em técnicas cirúrgicas e terapias complementares, mas ainda buscamos ampliar as possibilidades de tratamento e qualidade de vida dos pacientes”, destaca o neurocirurgião Leonardo Avellar, chefe do Serviço e da Residência de Neurocirurgia do Hospital Geral Roberto Santos.
O simpósio será apresentado por internos do Estágio de Neurocirurgia do HGRS, sob orientação de preceptores do próprio hospital e convidados externos. Assim, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a formação médica de excelência e a integração entre ensino, pesquisa e prática assistencial.
Com uma programação científica abrangente, o evento propõe uma abordagem multidisciplinar sobre o manejo do glioblastoma, abordando desde o diagnóstico precoce até as fronteiras terapêuticas mais recentes – incluindo radioterapia, quimioterapia e terapias-alvo em desenvolvimento.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link.
26/02/2026 10:46
25/02/2026 17:03
25/02/2026 16:30