Essa semana, a cidade de Aracaju (SE) sediou o VII Congresso Nordestino de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva, evento promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), sob condução de Shirley Bittencourt, presidente do evento e diretora da Regional Sergipe da instituição.
Com o propósito de discutir temas atuais e relevantes nas áreas de Fisioterapia em UTI, Fisioterapia Cardiovascular do Adulto e Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria, o congresso reuniu profissionais e pesquisadores de toda a região Nordeste, promovendo intercâmbio de experiências e atualização científica.
A equipe de Fisioterapia do Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF) teve participação expressiva, sendo o grupo com maior número de membros inscritos entre os representantes da Bahia. Além disso, o serviço apresentou quatro projetos desenvolvidos no hospital, demonstrando o empenho institucional na produção de conhecimento e na valorização da prática baseada em evidências.
Durante o evento, o coordenador do Serviço de Fisioterapia do HGESF, Balbino Nepomuceno ministrou uma conferência sobre Ventilação Mecânica e Gerenciamento da Estratégia de Proteção Pulmonar, abordando aspectos técnicos e clínicos de grande relevância para o cuidado intensivo.
Um dos destaques da participação do HGESF foi a premiação do projeto “Educação em Saúde através do Diário de Caminhada”, que conquistou o 1º lugar na categoria Trabalhos de Fisioterapia Cardiovascular. A apresentação do estudo foi realizada pela médica Jamile dos Santos, que compartilhou os resultados da iniciativa voltada à promoção da atividade física e ao acompanhamento de pacientes no processo de reabilitação.
A presença marcante do HGESF no congresso evidenciou o engajamento da equipe de Fisioterapia com a pesquisa, a inovação e a qualificação profissional, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da prática fisioterapêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) e para a melhoria contínua da assistência oferecida à população baiana.
16/03/2026 17:32
16/03/2026 17:17
16/03/2026 16:17