A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vem tendo expressiva participação no 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – o Abrascão 2025 – que está acontecendo até o próximo dia 3, em Brasília. O evento tem como tema “Democracia, equidade e justiça climática: a saúde e o enfrentamento dos desafios do século XXI”, que segundo os organizadores representa o compromisso da Abrasco “em destinar espaços para que as grandes questões presentes no cotidiano da sociedade sejam amplamente debatidas, tópicos cruciais para a promoção do bem viver das pessoas”.
Entre as diversas superintendências representadas no Congresso destaque para a Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), que teve 103 trabalhos aprovados, com temas em todas as áreas da vigilância: epidemiológica, sanitária, saúde ambiental, saúde do trabalhador, vigilância laboratorial, emergências em saúde pública e planejamento em saúde. Cerca de 50 profissionais da Suvisa estarão em Brasília, expondo seus trabalhos. Já a Superintendência de Recursos Humanos (SUPERH) teve oito (8) trabalhos aprovados para apresentação no congresso.
Durante os seis dias de evento estão reunidos mais de 1500 estudantes, acadêmicos, movimentos sociais, referências nacionais e internacionais da saúde coletiva e de outros campos afins. A programação inclui debates, mesas-redondas, relatos de pesquisa, relatos de experiência, produções técnicas, atividades culturais e a tradicional tenda Paulo Freire, numa grande celebração da democracia e das construções participativas. Cerca de 50 profissionais da Suvisa estão em Brasília, expondo seus trabalhos.
Congresso\Abrasco