Notícias /

Paciente da Casa de Apoio do Hospital da Mulher realiza desejo de ver o mar: “Sensação de paz”

04/09/2023 13:18

“A praia me lembra muito a infância. Me acalma, me traz respostas; gosto muito de olhar para o mar e sentir essa brisa. Me dá uma sensação de paz”. Com este sentimento, a paciente da Casa de Apoio do Hospital da Mulher, Luciene Fernandes, realizou o desejo de ver e sentir a água do mar novamente.

A visita foi possibilitada pela equipe multiprofissional da unidade, localizada no Monte Serrat, que está sempre atenta aos desejos das pacientes. “A proposta é fazer com que as pacientes se sintam vivas e façam atividades que fariam se não estivessem em tratamento médico, como ir à praia, assistir filmes. É uma das maneiras de acrescentar o viver aos dias dessas pacientes”, afirma o médico paliativista do Hospital da Mulher, Franklin Santana.

Para a programação de uma atividade como a ida à praia, são avaliadas as condições clínicas de cada paciente para que sejam ofertadas com cuidado e segurança. “A gente precisa ver se isso não vai trazer dificuldades ou acarretar muito esforço, por exemplo. Também é avaliado o impacto psicológico da atividade nesta paciente”, explica Santana.

Conforme a Organização Mundial da Saúde, Cuidados Paliativos são uma abordagem para melhoria da qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam uma doença ameaçadora da vida. Para isso, são utilizados recursos como a prevenção e o alívio do sofrimento, por meio da identificação precoce, avaliação, tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais.

Casa da Mulher

Pacientes são encaminhadas à Casa de Apoio da Mulher, no Monte Serrat, através do Serviço Social do Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos. São admitidas no local as hóspedes que, durante a evolução do tratamento, necessitem de domicílio em Salvador, morem no interior da Bahia e/ou realizem cuidados paliativos.

A Casa de Apoio dispõe de amplo espaço com 45 dormitórios, refeitório, banheiros adaptados, cozinha experimental, salão de atividades e área de convivência, além de fornecer oficinas de capacitação, terapias ocupacionais e atendimento nutricional e psicológico. Ao todo, cerca de 90 profissionais de apoio e assistência atuam na unidade.

Ascom do Hospital da Mulher

Notícias relacionadas