Notícias /

Ação Movimento pela Vacinação promove incentivo à Imunização

14/10/2023 13:32

Ampliar as coberturas vacinais e reduzir os riscos de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina no país é um dos principais objetivos do Movimento pela Vacinação. A iniciativa do Ministério da Saúde promoveu, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado e Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, o dia D de vacinação na capital baiana. A ação teve ainda a parceria da Agência de Notícias da Favela.

Para incentivar a adesão à Imunização, a ação levou até o Bairro da Paz o mascote oficial da campanha de vacinação, o Zé Gotinha. Na unidade de saúde que funciona no bairro, crianças puderam atualizar suas cadernetas de vacinação além de participarem de atividades lúdicas.

O subsecretário da Saúde do Estado, Paulo Barbosa, que participou da ação, explica que é importante manter a vacinação atualizada. “O SUS disponibiliza diversos imunizantes. Com a vacinação, evitamos o desenvolvimento de doenças, muitas vezes graves”, afirma.

Foram disponibilizados diversas vacinas, inclusive para doenças consideradas eliminadas, como a rubéola, pois elas podem voltar quando há baixa cobertura vacinal. São 18 tipos de vacinas disponíveis: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10 valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral, Tetraviral, DTP (tríplice bacteriana), Varicela, HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto), Menigocócica ACWY.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria da Saúde do Estado, Vânia Rebouças, explica que a meta é alcançar 95% do público alvo para os diversos imunizantes, com exceção das vacinas BCG e rotavírus, que devem alcançar 80% do público alvo. “As vacinas de rotina ficam disponíveis o ano inteiro nos postos de saúde. É importante que todos estejam com a vacinação em dia”.

Notícias relacionadas