Profissionais médicos e do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Estadual da Criança (HEC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado instalada em Feira de Santana, participam nesta segunda-feira (18) de uma capacitação sobre preenchimento correto da Declaração de Óbito (DO) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), com ênfase na produção e qualidade dos dados de mortalidade. O encontro acontece no auditório do hospital.
O diretor médico do HEC, Sandro Nunes, fez abertura do evento expondo a importância do preenchimento correto da DO. Através desse documento são feitas as coletas das informações sobre mortalidade e, a partir daí, ocorrem as análises para as tomadas de decisão da gestão para o planejamento de saúde. E reforçar o compromisso do médico ao preenchimento dos dados, visto que é um ato médico.
O Médico André Lessa, a Sanitarista Marta Lima e Enfermeira Erika Florence, da Equipe Técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia (Divep/Sesab) palestrarão sobre produção dos dados de mortalidade e a importância da qualificação no SIM, assim como a emissão da declaração de óbito. Participa também do evento a enfermeira de referência do óbito na regional Centro-Leste, sediada em Feira de Santana, Manuella Wrasse.