O Coletivo De Transs pra Frente realiza amanhã e depois (24 e 25), a 2ª edição do Seminário “Transicionar o Acolhimento: Construindo Possibilidades de Atenção Integral à Saúde de Pessoas Trans e Travestis”. Idealizado e organizado pelo Coletivo De Transs pra Frente, esta é a segunda edição do evento, que surgiu de maneira pioneira em 2022, como o primeiro seminário do Nordeste a tratar exclusivamente de temas relativos à saúde dessa população e a ser idealizado e organizado por pessoas trans profissionais e pesquisadores da área.
O Seminário nessa edição tem a parceria da Unijorge, que sedia o evento pela segunda vez, das da Saúde do Estado (Sesab) e do município, da Associação Baiana de Travestis, Transexuais e Transgêneros em Ação (Atração), do Ambulatório Trans do CEDAP/SESAB e do AMADO – Núcleo de Apoio à Comunidade LGBTQIAPN+ da Unijorge.
A programação inclui mesas de debates com profissionais de saúde de diversas especialidades e grupos temáticos sobre áreas específicas da atenção ao bem-estar de pessoas trans, com a proposta de mobilizar profissionais, pesquisadores, professores, estudantes e ativistas da área de saúde, para discutir o que foi, tem sido e ainda precisa ser feito nessa área para a comunidade.
A iniciativa também tem como objetivo possibilitar uma interlocução entre as demandas da comunidade trans, através de representações do movimento social, e a comunidade científica que vem tratando do tema. “O principal diferencial desse Seminário reside no seu potencial de criar uma interlocução entre o que vem sendo produzido na academia, na prática profissional e nos movimentos sociais; pensando as pessoas trans não só como sujeitos do cuidado, mas também como criadores de conhecimento técnico e científico sobre o tema”, destaca Diego Nascimento, diretor do Coletivo De Transs pra Frente.
Fonte: Coletivo de Transs
21/03/2026 06:00
20/03/2026 17:23