Notícias /

1º Encontro Cultural do Projeto Primeiro Emprego celebra a arte e promove a saúde mental

01/08/2024 15:04

O poder transformador da arte e seu impacto positivo na saúde mental e autoestima foram os temas centrais do 1º Encontro Cultural do Projeto Primeiro Emprego (PPE), realizado na manhã de ontem (quarta-feira), no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT). Com o tema “Sarau da Diversidade”, o evento visou promover o protagonismo dos trabalhadores educandos, além de fomentar a arte e a cultura como suporte no cuidado com a saúde mental.

O encontro contou com dez apresentações que incluíram música, artesanato, fotografia e poesias, culminando em um karaokê aberto para os participantes. Jilmara Nascimento, do Colegiado Gestor do Projeto Primeiro Emprego, destacou a importância do evento. “O Sarau tem como objetivo criar um espaço de lazer, cultura e diversão, compreendendo que a saúde vai além da ausência de doença, envolvendo bem-estar físico, mental e social. Estamos aqui proporcionando um espaço acolhedor tanto para os beneficiários quanto para os profissionais que atuam na gestão do projeto”, afirmou.

Entre as participantes, Adriele de Jesus, técnica em administração do Hospital Geral Menandro de Faria (HGME), compartilhou sua experiência com o macramê, uma técnica de artesanato que utiliza nós para criar acessórios, roupas e mobiliários. “O artesanato me ajudou a me reconectar comigo mesma, me ensinou a errar, a ser mais dedicada e compreensiva. Hoje sou uma pessoa diferente por isso “, relatou Adriele. “E o sarau cultural desempenha um papel importante, proporcionando um espaço para compartilhar arte, se expressar e se empoderar. Esses eventos nos ajudam a nos reconhecer como indivíduos completos, com talentos e paixões únicas”.

O sarau foi organizado pelo Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS) e teve como mestres de cerimônia Derick Almeida, técnico em administração do Projeto Primeiro Emprego, lotado no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), e Denise Belém, supervisora pedagógica do projeto. O evento marcou um importante passo na promoção da arte e do bem-estar entre os trabalhadores educandos, destacando a relevância de iniciativas culturais no ambiente profissional.

Projeto Primeiro Emprego

Gerido pela FESF-SUS, o Projeto Primeiro Emprego (PPE) é um serviço de apoio à primeira experiência profissional do egresso do ensino técnico da Rede Estadual de Educação Profissional do Estado da Bahia.

A iniciativa tem como objetivo ampliar a capacidade de inserção dos jovens do ensino estadual no mercado de trabalho, contribuindo para redução da vulnerabilidade socioeconômica e se constituindo como uma política pública importante no cenário de qualificação profissional no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ascom da FESF SUS
Foto: Mallu Silva

Notícias relacionadas