Notícias /

Realizada nas Policlínicas de Narandiba e Escada, Feira Março de Todas as Mulheres ultrapassa 6 mil atendimentos no segundo fim de semana

24/03/2025 18:13

O segundo fim de semana da Feira Março de Todas as Mulheres, realizada nas Policlínicas de Narandiba e Escada — unidades da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), geridas pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) —, em Salvador, registrou 6.458 atendimentos, oferecendo consultas e exames gratuitos para mulheres entre 14 e 65 anos.

Entre as especialidades mais procuradas estiveram ultrassonografia, oftalmologia e odontologia, que juntas representam mais de 40% dos atendimentos. Só em ultrassonografias foram realizados mais de mil exames, enquanto as consultas oftalmológicas somaram 1.145 atendimentos, representando 17,7% do volume geral.

A técnica em enfermagem Ana Paula França, de 52 anos, aproveitou a feira para cuidar da saúde em mais de uma especialidade. “Cheguei aqui e não esperei muito tempo, logo fui atendida. São 9h e já realizei uma limpeza e extração dentária. Foi tudo bem tranquilo, não senti nada. E agora estou indo realizar o preventivo”, contou.

Outro serviço bastante procurado foi a mamografia, essencial para a detecção precoce do câncer de mama, com 787 exames realizados. Eliete de Jesus dos Santos Assis, supervisora de vendas de 44 anos, destacou a rapidez no atendimento: “O atendimento foi super rápido, apesar da quantidade de pessoas. O exame de mamografia também foi tranquilo, as meninas super dedicadas e bem educadas. Essa é a segunda vez que realizo o exame, a primeira também foi em uma campanha do governo”.

Além dessas especialidades, a ação ofertou serviços como eletrocardiograma, consultas com cirurgião geral, ginecologista, mastologista e nutricionista, além de exames laboratoriais e preventivo. Para muitas mulheres, a facilidade do agendamento online e a agilidade no atendimento foram os pontos altos da feira.

Milena Silva da Anunciação, de 27 anos, ressaltou a importância do acesso gratuito à saúde. “Fiquei sabendo da feira através do próprio aplicativo do ba.gov, como eu já sou atendida aqui na policlínica eu estou sempre de olho nas informações colocadas por lá. Como vi a divulgação logo no dia 8 de março, consegui o agendamento rapidamente pra mim e pra minha mãe. Marcamos oftalmologista, nutricionista e dentista. Achei o atendimento maravilhoso, muita gente critica o SUS, mas a gente tem que valorizar e saber a importância desse serviço. Graças a ele descobri os problemas que eu tinha e agora vou tratar”.

A Feira Março de Todas as Mulheres continua nos dias 29 e 30 de março, com agendamento feito exclusivamente online, através do portal ba.gov.br.

 

 

Notícias relacionadas