A direção e toda equipe do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) foram homenageados na manhã desta quinta-feira (01) por ter participado do III Congresso Internacional de Desastres em Massa (Cidem), ocorrido de 23 a 25 de agosto de 2018, em Feira de Santana. A comissão responsável pelo congresso visitou o HGCA e entregou pessoalmente um certificado em agradecimento pela pioneira participação da unidade no evento.
O professor e coordenador do projeto, Jeidson Marques, e o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiro Militar da Bahia, Júlio Nascimento Silva, parabenizaram o diretor-geral José Carlos de Carvalho Pitangueira, pela coragem e determinação de ter envolvido toda a unidade, no dia 25 de agosto, na simulação realística de acidente em massa com produtos perigosos (QBRN-Químicos, Biológicos, Radioativos Nucleares).
“O HGCA foi o único hospital público do Brasil a participar de um simulado de desastre em massa envolvendo QBRN. E, sem dúvida, isso só ocorreu porque a direção acreditou e confiou no projeto. O socorro às “múltiplas vítimas” foi feito dentro do esperado, o que vem a demonstrar que caso ocorra um acidente desta magnitude, o hospital Clériston Andrade estará preparado”, disse Júlio Silva.
De acordo com o diretor-geral do HGCA, José Carlos de Carvalho Pitangueira, mais de 200 funcionários foram envolvidos nesta atividade que teve como palco a emergência. “Para nós do HGCA a participação no Cidem foi além de tudo um aprendizado e também a certeza de que esta unidade está mais do que preparada para atender grandes desastres, caso isso venha a ocorrer. Somos gratos aos organizadores por ter nos dado esta oportunidade”, conclui Pitangueira.
Ascom HGCA
/HGCA/simulado desastre
10/03/2026 10:44
05/03/2026 11:23
27/02/2026 12:19