O Serviço Social do Hospital Estadual da Criança (HEC) e a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT), em parceria com o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), através da Organização a Procura de Órgãos (OPO) de Feira de Santana realizaram uma ação de panfletagem e conscientização para alertar a comunidade sobre a prevenção de doenças renais nesta quinta-feira (13), em homenagem ao Dia Mundial do Rim. A ação foi realizada pelo CIHDOTT no ambulatório do HEC e os informativos entregues em todas unidades do hospital.
Na ocasião foram apresentados os fatores de risco que contribuem para o surgimento da doença, como a hipertensão arterial, o diabetes melitus, obesidade, tabagismo e presença de história familiar de doença renal. Os desfechos mais graves da doença renal crônica são a mortalidade por doença cardiovascular e a necessidade de Terapia Renal Substitutiva (TRS), que consiste em hemodiálise, diálise peritoneal e transplante.
A doença é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. Cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal e esse percentual pode aumentar de 30% a 50% em pessoas acima de 65 anos, evidenciando que o risco para o seu aparecimento aumenta com o envelhecimento. Segundo o IBGE, cerca de 10% da população brasileira tem mais de 65 anos de idade, refletindo o tema do Dia Mundial do Rim para 2014: “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”.
Fonte: Ascom HEC
/hec/dia do rim
25/11/2024 11:03
22/11/2024 14:58
14/11/2024 14:39