Com o objetivo de estimular as potencialidades individuais, considerando as limitações advindas do processo de cronificação da doença produzida pela institucionalização, 32 usuários do Hospital Especializado Lopes Rodrigues (HELR) realizaram um passeio na praia de Madre de Deus. De acordo com a diretora da unidade, Iraci Leite, a ação, realizada na última quinta-feira (13), “foi um momento ímpar, no qual gestores e trabalhadores puderam vivenciar e a cada dia acreditar, investir no avanço do processo de desinstitucionalização”.
Os usuários tomaram banho de mar, ouviram música, com Elione Nery, servidor cantor que animou a viagem, estimulando danças animadas entre os usuários, servidores e a comunidade que recebeu a todos com alegria e descontração. Na oportunidade, muitos deles aproveitaram para dizer o que sentiam, entre eles estavam: Pedro Pinto Regis: “O mar é bom porque cura tudo”; Maria Conceição Alves dos Santos: “A água é salgada, dói os olhos, mas é bom”; Vilma de Oliveira Cardoso: “Oh Elione! Você canta assim na praia para sua mulher? Ou para outras mulheres?”
A equipe do Lopes Rodrigues agradece ao acolhimento recebido pela comunidade de Madre de Deus/BA, em especial à Coordenação de Controle do Trânsito, a equipe de trabalho do Box da Paz, pelo cuidado humanizado ao portador de transtorno mental.
Fonte: HELR
/helr/passeio
31/08/2024 19:47
01/08/2024 15:04
11/07/2024 15:29